O princípio da incerteza de Heisenberg aplicado na psicologia organizacional

Psicologia, gestão organizacional e Heisenberg
Psicologia, gestão organizacional e Heisenberg

Psicologia

30/04/2016

O princípio da incerteza de Heisenberg consiste num enunciado da mecânica quântica, formulado inicialmente em 1927 por Werner Heisenberg, impondo restrições à precisão com que se podem efetuar medidas simultâneas de uma classe de pares de observáveis em nível subatômico (Wikipédia). Ou seja, quanto menor a partícula observável, mais modificável ela se torna, porque a própria observação traz consigo um fator modificador, chegando-se a conclusão de que, essas partículas, menores ainda, também estão em constante modificação.


Aplicando o princípio na psicologia e/ou gestão organizacional podemos analisar criticamente que a irradiação de uma determinada ação pode tomar diferentes caminhos, sejam eles positivos ou negativos. Sendo que o resultado dessa subdivisão e/ou consequências será motivado ainda antes dessa divisão, ou seja, o radiador que, observa e comanda cada divisão.


A MULTIPLICAÇÃO DE SABERES

Tomemos como exemplo um grupo de dez pessoas sendo treinadas, motivadas e com um único objetivo – a de multiplicar este mesmo treinamento para a sua equipe.


Considerando que cada gestor do primeiro grupo, que vamos chamar de grupo matriz, anotou e recebeu o material necessário para o treinamento, ainda assim a informação repassada para cada subgrupo será de forma diferente e poderá trazer resultados positivos ou negativos. Tudo isso porque temos que levar em consideração fatores externos à técnica, sejam eles sociais, emocionais, de compreensão, empatia, de associações e também de criatividade inerente do próprio ser humano.


Devido aos fatores externos da técnica, o mercado de trabalho precisa de gestores formados aquém dos conhecimentos exatos. Pois gerir uma equipe exigirá dele inteligência emocional para conduzir crises, assim como o manejo adequado para ser um multiplicador eficiente, readaptando essas mesmas informações para o seu público alvo.


Veja só, neste único artigo abordei assuntos que norteiam a física quântica, psicologia cognitiva e gestão educacional; de uma forma acessível.


Essa talvez seja a chave, para o início de uma boa comunicação.

 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

How does quantum physics work, you may ask, what is it, and where does it come from? http://www.krishnapath.org/quantum-physics-came-from-the-vedas-schrodinger-einstein-and-tesla-were-all-vedantists/. Acessado em: 05/04/2016

Biografia Heisenberg - http://www.explicatorium.com/biografias/werner-heisenberg.html. Acessado em: 05/04/2016

O princípio da incerteza de Heisenberg - INFO ESCOLA -  http://www.infoescola.com/fisica/principio-da-incerteza-de-heisenberg/. Acessado em: 05/04/2016

Certezas e incertezas sobre as relações de Heisenberg. www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v27_181.pdf. Acessado em: 03/04/2016

Modelos Atômicos – O princípio da incerteza de Heisenberg. www.soq.com.br/conteudos/em/modelosatomicos/p7.php. Acessado em: 03/04/2016

 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Daniele de Sousa Cavalcante

por Daniele de Sousa Cavalcante

Graduanda em Letras, hab. língua portuguesa pela Estácio de Sá. Paralelamente à faculdade me apaixono cada vez mais pela educação inclusiva. Acredito que a educação, antes de tudo, tem que ser prazerosa, que brincar é aprender, que experiências são aprendizados e descobertas.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93