11/07/2016
A rivalidade entre os irmãos se dá por causa do sentimento de afeto, compreensão e cuidados dos pais. A criança deseja ter a atenção só para ela, gostaria de ser única, e a presença do irmão atrapalha isso.
Essa rivalidade gera um estado de culpa no indivíduo que pode, ainda, criar um estado de depressão e problemas em seu desenvolvimento profissional na vida adulta por conta da autossabotagem.
Esses problemas podem ser resolvidos em qualquer idade, entretanto, deve-se observar que não pode haver a anulação do indivíduo, caso estejam sendo reparadas por outras pessoas. Nesse ínterim, deve-se observar também que há ambivalência de emoções entre os objetos, porque há uma relação do um com o outro em meio as suas relações de atitudes e sentimentos opostos.
Na transgeracionalidade ocorre a transposição de comportamentos internalizados do objeto com seus familiares originais e podem ser passados para os seus filhos. Caso não sejam resolvidos, isso vem ocorrendo de objeto a objeto, ou seja, de pai para filho por conta da sua herança.
É importante que haja harmonia entre o casal, já que isso reflete diretamente na percepção das crianças. Assim, as crianças desejam essa harmonia, identificam-se com o relacionamento dos pais e repetem os seus comportamentos, melhorando a relação entre irmãos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Heldon Falcão Patriarcha Brasileiro, solteiro, natural de Salvador - Ba, nascido em 23/01/79. Mestrado em Reiki/ Mestre de Reiki Iniciações de Reiki presenciais, atendimento em consultório com Psicanálise e Terapia Transpessoal e aulas de Massoterapia.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93