22/01/2018
O trabalho exercido por um assistente social é de grande valia para o bom andamento de uma sociedade. O principal papel desse profissional é promover o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos dentro da sociedade, ajudando-os a resolver problemas ligados à falta de educação, habitação, saúde, emprego, etc.
Esse trabalho pode ser desenvolvido em empresas privadas, órgãos públicos ou ONGs (Organizações Não Governamentais), onde os assistentes sociais acompanham projetos comunitários desenvolvidos para os mais diversos segmentos: crianças, adolescentes, adultos, idosos e, até mesmo, apoio a toda família.
Além de auxiliar os indivíduos dentro da sociedade, lutando pelos direitos e esclarecendo os deveres de cada cidadão assistido, o assistente social também cuida das tarefas administrativas que cercam a profissão, tais como: assessoria das atividades desenvolvidas, articulação dos recursos financeiros, realização de pesquisas sobre os cenários abordados, entre outras funções.
O que é preciso fazer para exercer a profissão?
Para exercer a profissão de assistente social, é necessário concluir a Graduação em Serviço Social em alguma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, além de possuir a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).
Além disso, o assistente social precisa estar sempre atualizado profissionalmente, portanto, cursos profissionalizantes e, até mesmo, uma pós-graduação na área, podem expandir as oportunidades de carreira. O profissional também deve investir em um segundo idioma, como inglês ou espanhol para trabalhar com cidadãos de diferentes nacionalidades.
Como é o mercado de trabalho?
A área de serviço social é bastante abrangente e está em alta, especialmente no setor público. Nesse ramo, por exemplo, existe a possibilidade de trabalho com refugiados que vem para o Brasil em busca de amparo e precisa dos cuidados de um assistente social.
Setor público
As oportunidades de trabalho no setor público são imensas, porém é preciso que o profissional passe em um concurso público. As principais áreas de atuação são:
Escolas;
Conselhos de direito e gestão;
Administrações municipais, estaduais e federais;
Serviços de proteção judiciária;
Redes de serviços sociais do governo;
Hospitais.
Setor privado
Também há muitas oportunidades de trabalho para assistente social no setor privado, porém a quantidade de vagas nesse caso é mais limitada. Alguns setores que oferecem vagas são:
Instituições de ensino;
Centros de saúde;
Sindicatos;
Entidades filantrópicas;
Creches;
Consultorias.
E aí, gostou de saber mais sobre as funções de um assistente social e o mercado de trabalho nessa área? Confira os cursos na área de Psicologia e não deixe de acompanhar todas as novidades e promoções na nossa.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93