Psicologia do Esporte

Psicologia

28/12/2010

 

A Psicologia do Esporte tem agregado em torno de si um número cada vez maior de áreas de pesquisa, constituindo as chamadas Ciências do Esporte, somando com outras áreas como a Antropologia, Filosofia e Sociologia do esporte, no que se refere à área sociocultural, incluindo também a medicina, fisiologia e biomecânica do esporte (BRACHT, 1995), demonstrando uma tendência e uma necessidade à interdisciplinaridade. Implicada em seus primórdios com aspectos mais biológicos, hoje, ela vem estudando e atuando em situações que envolvem motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar psicológico, pensamentos e sentimentos de atletas e vários outros aspectos da prática esportiva e da atividade física vêm caracterizando-se como um espaço onde o enfoque social, educacional e clínico se complementam (RUBIO, 1999, 2002).

A Psicologia enquanto ciência e profissão tem ampliado seus horizontes, dividindo espaço em territórios exclusivos de outros profissionais ao longo dessas últimas décadas, não se constitui uma novidade. Isso pode ser visto como reflexo de um movimento que busca facilitar o diálogo entre áreas que se aproximam, mas que mantém cada qual a sua especificidade (RUBIO, 1999, 2002).

Essa tendência, não representa uma prática interdisciplinar, uma vez que as diversas subáreas convivem enquanto soma, mas não em relação, fazendo com que as Ciências do Esporte vivam hoje um estágio denominado por BRACHT (1995) de "pluridisciplinar" (RUBIO, 1999, 2002).

A Psicologia do Esporte no Brasil ainda é vista como uma novidade tanto por psicólogos, como profissionais do esporte, atletas, técnicos e dirigentes, que não têm clareza de que maneira essa intervenção pode ajudá-los a aumentar o rendimento esportivo ou superar situações adversas.

Seu marco inicial no Brasil foi dado pela atuação e estudos de João Carvalhaes, um profissional com grande experiência em psicometria, chamado a atuar junto ao São Paulo Futebol Clube, equipe sediada na capital paulista, onde permaneceu por cerca de 20 anos, e esteve presente na comissão técnica da seleção brasileira que foi à Copa do Mundo de Futebol de 1958 e conquistou o primeiro título mundial para o país na Suécia (MACHADO, 1997; RUBIO, 1999; 2000a).

Naquele período não representou um grande impulso para a área no Brasil, somente em dezembro de 2000 ela foi reconhecida como uma especialidade da psicologia (RUBIO, 2000b).

Esse reconhecimento tardio se deve ao histórico da própria psicologia no Brasil e também as representações do esporte na década de 50 eram vistas de outra forma.

Em relação à Psicologia, da maneira como ela se encontra organizada hoje, foi reconhecida como profissão apenas em 1962. Isso representou um grande movimento em duas frentes: na profissional e na acadêmica (RUBIO, 2000b).

Na profissional porque foi um período de concessão do registro de atuação profissional aqueles que já vinham exercendo ao longo de vários anos atividades que a partir daquele momento eram caracterizadas como do âmbito do psicólogo. E aqui se encontravam os filósofos, pedagogos, sociólogos que atuavam na escola, na indústria e, principalmente, na clínica, e que passaram a ser reconhecidos como psicólogos. Aqueles que não apresentaram os requisitos necessários para a obtenção do título restava fazer o curso de Psicologia e obter o certificado por meio de formação acadêmica (RUBIO, 2000b).

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

PORTAL EDUCAÇÃO. Curso on-line: Psicologia do Esporte. Campo Grande: Portal Educação, 2010.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93