Com a diversidade de mídias e tecnologias em expansão nos últimos anos, muitas plataformas e ferramentas proliferaram e estão disponíveis para a comunicação. Nossa rotina é recheada com um intenso “fluxo de conteúdos por múltiplas plataformas de mídia”, fenômeno que Henry Jenkis definiu como transmídia.
Todas as mídias são interligadas e se complementam, movimentando e sustentando a conexão entre diferentes tipos de negócios e pessoas. Esse fenômeno implica em um comportamento migratório dos públicos entre os meios de comunicação. Jeff Gomez, produtor de transmídia, explica que a interação do público com a marca através das diversas plataformas será cada vez maior, e sendo satisfatória; produz a fidelização à marca.
Surge a Inteligência Coletiva, definida por Pierre Lévy como “uma forma de consumo coletivo exercida pelos fãs”. Essa força é responsável pelo aquecimento do negócio, gerando receitas e fomentando a cultura de massa. Dentro desse universo os conteúdos fluem automaticamente, interagem entre si e conectam-se em algum momento.
Assim, é necessário que o profissional que atua nestas áreas esteja preparado para ir além, dominando competências e habilidades que muitas vezes não pertencem à matriz curricular de sua formação acadêmica. O profissional multidisciplinar surge em sincronia com nossa realidade “multitarefa” e “multitela”, vindo de encontro às necessidades atuais e ao ritmo dinâmico imposto. E no universo da transmídia, o profissional precisa dominar narrativa, marketing, design e tecnologia.
Dentro dessa realidade cada vez mais acelerada e dinâmica, acho importante desenvolver e cultivar o “aprender a aprender”. Tornar um hábito a busca de informações em fontes seguras, ler muito conteúdo sobre o mercado, ficar atento às inovações, investir em capacitações e certificações; e não se esquecer de alimentar bem o networking!
O profissional multidisciplinar vem conquistando seu espaço e agregando valor, além de deter o poder de circulação entre diferentes áreas. Está apto a circular entre os segmentos, ampliando sua visão e enriquecendo seu know-how. É importante lembrar que contribuindo de forma estratégica na construção da identidade corporativa, auxiliaremos na consolidação da marca.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Catarina Oliveira
Graduada em Recursos Humanos e Pós-graduanda em Design Instrucional.
*
Apaixonada por escrever, criar e reinventar formas de conectar o conhecimento.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93