Como está seu marketing pessoal?

Recursos Humanos

31/01/2016

COMO ESTÁ SEU MARKETING PESSOAL?

Algumas coisas são tão corriqueiras no mundo de hoje, mas só paramos para pensar muitas vezes sobre elas quando precisamos ou alguém que conhecemos nos pede ajuda. Um desses assuntos que será abordado hoje é o currículo profissional.

Muitas vezes não nos preocupamos em elaborar um currículo bacana, claro, organizado e objetivo, esquecendo que este é a porta de entrada da empresa que almejamos uma colocação profissional. Já parou para pensar sobre isso? Como está a atualização do seu currículo? Qual o seu valor, a sua imagem para o mercado?

É preciso começar a pensar nisso! Na verdade como experiência pessoal, só fui pensar acerca do assunto, quando precisei buscar uma recolocação no mercado  após ter pedido demissão da empresa em que atuava.  Foi quando um belo dia, ao abrir meu currículo, me deparei com um documento com informações vagas, desatualizadas, sem mostrar meu verdadeiro potencial, minhas habilidades e competências, foi quando eu disse para mim mesma. Nossa!!! Eu não te contrataria! Isso mesmo, eu mesma não me contrataria. Soa cômico realmente e na verdade foi como o ditado popular nos diz “seria cômico, se não fosse trágico”. Como poderia querer algo novo em minha carreira, inovador, desafiador se eu não conseguia ter um currículo que fosse um diferencial, que despertasse pelo menos no recrutador a curiosidade em me conhecer? Pimba!!! acordei para a vida, tive um insight (rs) e elaborei um novo currículo.

E aí segue abaixo um direcionamento, uma estrutura bacana para confeccionar um novo currículo:

Dados pessoais – nome completo, estado civil, idade, endereço, telefone e e-mail.

Objetivos – área que deseja atuar.

Qualificações gerais – esse é o momento de se vender, coloque o que será seu diferencial em relação aos outros candidatos, suas habilidades, competências, projetos que fizeram a diferença na empresa, caso realize algum trabalho social, resultados, informática e idioma.

Formação acadêmica – escolaridade

Experiência Profissional – da empresa mais recente para a mais antiga, com data de entrada e saída, pode ser mês e ano somente, o cargo que ocupou na empresa, as funções que desempenhou.

Cursos / Palestras – cursos mais atuais para os mais antigos; nome do curso, local onde realizou e ano.

Não devemos esquecer nos tempos atuais dos currículos digitais, como o linkedin, por exemplo, que se tornou uma grande ferramenta de recrutamento de profissionais, muitas empresas nem se “apegam” aos antigos modelos de currículos em papel, utilizam-se somente das ferramentas digitais de captação de talentos. É importante utilizar essas ferramentas da melhor forma possível, colocando o máximo de informações, deixando ele bem completo para que aumente suas chances na hora das buscas feitas pelas empresas.

E aí diante dessa nova realidade, vale ressaltar aqui também o perfil que você apresenta nas redes sociais. Nesse momento você deve estar se perguntando, mas o que isso tem a ver com a elaboração do meu currículo? Tudo!! Muitas vezes os pensamentos com relação às mídias sociais como facebook, twiter é que são apenas coisas pessoais, que não devem influenciar em um processo de contratação. Engana-se você se acha que a empresa não vai buscar na internet coisas que obviamente foram omitidas em seu currículo, ou até mesmo em uma entrevista. É o momento em que se confrontam inclusive informações, quer um exemplo básico e que acontece e muito? Você bebe? Não? O que gosta de fazer em seus momentos de lazer? Ficar em casa. Aí o recrutador curiosamente olha seu facebook e vê um monte de fotos de você “caindo na night” com várias fotos onde você aparece com copos de bebida alcoólica na mão. O que você acha que esse recrutador vai pensar?

Através das redes sociais o indivíduo se sente livre para expressar muitas coisas que ficam ocultas, o que o famoso psiquiatra, grande pensador e respeitado teórico da psicologia Carl Gustav Jung chama de persona. Persona? O que seria isso? Nada mais é do que uma máscara social que adotamos para corresponder às expectativas da sociedade.  A persona é justamente a personalidade pública.

Tenha todo cuidado com sua imagem, zele por você, zele pelo profissional que você é. Às vezes uma imagem fala mais do que mil palavras, pode parecer meio piegas, mas essa é a era digital e, não podemos ignorá-la. Precisamos ser estrategistas e conhecer o novo mercado de trabalho que está aí, em constante mudança.

Camila Fernandes

Psicóloga

CRP18/01042

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Camila Fernandes

por Camila Fernandes

Especialização em Avaliação Psicológica - IPOG - MT. Superior Completo - Psicologia - UNI-IBMR - Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação - 2006 - RJ

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93