Aplicações do telemarketing

O telemarketing é uma profissão multifuncional
O telemarketing é uma profissão multifuncional

Telemarketing

20/01/2014

As aplicações do telemarketing segundo Gomes e Barreto, 2008, podem ser as seguintes:

- Apoio aos Vendedores Externos: A empresa capta os pedidos ou necessidades dos clientes, ou prepara o caminho para a visita dos vendedores externos, otimizando seus deslocamentos, tempo de apresentação da empresa, marca ou produto, e facilita o fechamento de vendas.

- Vendas: Se ativo, permite explicitar melhor as qualidades da marca ou produto, como é dirigida, alcança, em tese, o consumidor disposto a adquirir a marca ou produto. Se receptivo, esclarece dúvidas, busca melhoras na marca ou produto.

- Cobrança: O telemarketing pode e deve ser utilizado para fazer cobranças e/ou agendar visitas de cobradores.

- Fidelização de Clientes: Ao conhecer melhor o cliente e suas preferências, derrube as resistências e eleve o grau de satisfação dele, todos gostam de serem lembrados e tratados pelo nome, só não pode exagerar usando indiscriminadamente o nome do cliente, ou pior, errar o nome do cliente.

- SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): É possível incentivar o aumento de consumo de um determinado produto/serviço ou uma marca através do SAC, quer sugerindo suas aplicações variadas (do produto) quer descobrindo através do consumidor, novas aplicações, ou apenas eliminando possíveis falhas do produto ou da estrutura de vendas.

- Atualização de Cadastros: Pode-se atualizar rapidamente pode-se atualizar o cadastro de clientes, algumas empresas fazem uso do telemarketing para criação ou atualização de seu banco de dados, quer para uso próprio, quer para a venda à outras empresas.

- Campanhas de Publicidade e Promocionais: Antes, durante e/ou depois. O telemarketing tornou-se uma importante ferramenta no auxílio de campanhas publicitárias ou promocionais. Com a vantagem de possibilitar que as empresas, ofereçam determinadas promoções a um público específico, imagine por exemplo, uma empresa querendo dar um desconto especial aos seus clientes que não compram há mais de 90 dias um produto de consumo mensal, com a finalidade de incrementar vendas e de recuperar clientes não ativos. Ou ainda, lançar um produto de uso específico para mulheres com idade entre 40 e 50 anos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

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