O telemarketing é uma alternativa barata na busca por novos clientes
Telemarketing
22/01/2014
As empresas que utilizam o telemarketing podem ter uma vantagem competitiva em relação aos que não utilizam esse tipo de marketing, pois as novidades são passadas aos clientes mais rapidamente que as concorrentes.
Com o telemarketing as empresas podem mudar estratégias e tomar decisões, conforme Barreto e Gomes, 2008 podem ter:
- Agilidade: se ganha tempo em relação a obtenção da resposta sobre a aceitação de um produto, marca ou serviço;
- Redução de custos: Com o valor de uma ligação telefônica mais um profissional de telemarketing, a empresa consegue fazer pesquisas, colocar um novo produto no mercado, lançar uma promoção.
- Controle Imediato de Resultados: Logo após terminar a ligação, a empresa já começa a vislumbrar o resultado de uma campanha publicitária, seus pontos fortes, seus pontos fracos, determinar a aceitação ou rejeição de uma marca ou produto, validar a eficiência de uma promoção etc.
- Seletividade: O Telemarketing permite, através de uma pesquisa prévia, o que pode ser feita utilizando seu próprio banco de dados, direcionar suas ações a um público alvo, por exemplo, o lançamento ou promoção de um perfume masculino a um público entre 23 e 35 anos, se o seu produto for direcionado para o público selecionado, torna-se inúmeras possibilidades seletivas.
- Baixo Investimento: os retornos serão tão vantajosos, que os valores envolvidos na estruturação do telemarketing, se tornam muito baixos. Um bom banco de dados, um bom profissional bem treinado e uma linha telefônica.
- Grande penetração: um profissional de telemarketing chega a fazer 50 ligações em seis horas de trabalho, ou atendimento em torno de mil pessoas em um mês.
- Contato direto com os consumidores: A empresa entra em contato direto com o consumidor sem intermediários, podendo se comunicar a qualquer hora e em qualquer lugar.
- Fácil controle: Com relatórios do agente de telemarketing a empresa exerce o controle de produtividade e de suas vendas, campanhas e ações de marketing.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins
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