30/05/2012
Assim como a equipe de serviços, a brigada de produção também tem que seguir inúmeros cuidados em sua apresentação pessoal e ter uma postura adequada na área de trabalho. Pode-se pensar, erroneamente, que como o pessoal de produção trabalha “escondido” dos clientes, essa questão de postura e apresentação não é muito importante. Na verdade, já foi dito que todos os envolvidos no processo (seja no serviço ou na produção) devem buscar a qualidade.
Em uma cozinha, onde se produz alimentos em larga escala, só será possível produzir com qualidade se a equipe estiver comprometida com suas obrigações de postura e apresentação pessoal, principalmente porque disso depende a segurança dos alimentos produzidos. Reforçando essa questão, repete-se, abaixo, um trecho retirado do Módulo III deste curso:
De acordo com Davies, “algumas vezes os funcionários criam maus hábitos que devem ser logo corrigidos pelos supervisores. É fundamental que se faça uma inspeção diária dos funcionários”. E completa, ainda:
É bom sempre insistir, sem medo de ser repetitivo, que os funcionários da cozinha e do salão devem manter um padrão máximo de limpeza e boa aparência, que inclui banhos frequentes, cabelos lavados e penteados, unhas curtas e limpas, sapatos lustrados, etc.
Em seguida, apresentam-se os cuidados que devem ser detalhadamente observados nos funcionários que integram a equipe de produção, em um estabelecimento de A&B.
Postura,hábitos e maneiras
Em relação à postura, aos hábitos e maneiras da brigada de produção de um estabelecimento de Alimentos e Bebidas, Castelli explica que:
O asseio pessoal, além de ser uma condição necessária por uma questão de higiene, é também uma questão de segurança contra determinadas doenças. A contaminação dos alimentos através dos estafilococos é uma prova disto. [...]
Todo ato como fumar, espirrar, apoiar-se ou sentar-se em mesas, etc. deve ser evitado, pois além de ser anti-higiênico é também deselegante. [...]
A brigada de cozinha manipula uma variedade muito grande de insumos, utensílios e equipamentos. Todos eles devem estar em perfeito estado de conservação e uso. Só uma organização exemplar faz com que tanto os insumos quanto os demais equipamentos e utensílios estejam no lugar certo, no momento adequado.
Um pequeno transtorno, por falta de organização, na hora do “rush” dificulta enormemente o fluxo normal (racional) das etapas do trabalho a ser executado. [...] a brigada de cozinha deve buscar a rentabilidade máxima dos insumos. Não raras vezes verificam-se grandes desperdícios por falta de previsão, dosagem certa, controle e criatividade para o reaproveitamento da matéria-prima.
Dificilmente os elementos que compõem a brigada de cozinha realizarão as tarefas que lhe competem se não estiverem vocacionalmente inclinados para este tipo de trabalho. Só eles poderão suportar temperaturas elevadas, tensões, horas de pique. Unida à vocação está também a educação. É um trabalho que proporciona momentos de tensão. A brigada deve manter-se calma, receber as comandas e emitir ordens com diplomacia e educação.
Resumindo, espera-se que o funcionário de cozinha assuma uma postura adequada em relação a hábitos de higiene pessoal, tenha consciência de como cuidar corretamente de todo seu material e local de trabalho, saiba trabalhar em equipe, seja responsável e comprometido com suas funções, seja criativo, tenha vocação para a arte culinária e seja resistente a trabalhos sob pressão.
Uniformes
No caso da equipe de cozinha, o uniforme tem duas funções primordiais: a higiene e a proteção do funcionário. Além disso, é importante destacar que um cozinheiro com uniforme sujo ou mal cuidado leva, imediatamente, a se questionar a qualidade da comida que ele produz.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93