Analisando-se a hotelaria segundo uma perspectiva histórica, pode-se concluir que a indústria hoteleira sempre foi fortemente influenciada pelos estímulos sociais e tecnológicos de cada época. Com isso, nota-se que o setor hoteleiro é muito pouco inovador, inventivo e quase nunca proativo.
Os meios de hospedagem sempre procuraram se adaptar às circunstâncias e demandas do mercado e em nenhum momento tentaram antecipar-se a elas. Ainda dominam o mercado as formas tradicionais de gerenciamento e atuação mercadológica. A indústria hoteleira sempre foi importadora de modelos e práticas organizacionais de outros setores econômicos.
A grande presença de estruturas familiares e semiamadoras no mercado hoteleiro é um fator que auxilia a manutenção deste quadro, bastante prejudicial para um maior desenvolvimento do setor.
A presença cada vez mais forte de grandes redes internacionais em quase todos os mercados (e a interação das unidades destas redes com unidades da hotelaria local de cada região) pode ser o grande fator de crescimento de uma nova maneira de se pensar a hotelaria.
Com uma ênfase maior no desenvolvimento e pesquisa de novas tecnologias e uma preocupação mais real com o planejamento racional da atividade hoteleira. As últimas décadas trouxeram uma alteração no conceito de hotelaria, que agora se volta para um cliente mais livre, com maior liberdade de escolha, que tem a tendência de passar menos tempo em cada lugar e procura cada vez mais o contato com a população local, com seus hábitos e costumes.
Para atender a estas novas demandas dos hóspedes, duas grandes tendências emergem com bastante força no mercado hoteleiro mundial. Ao mesmo tempo em que se desenvolvem hotéis econômicos (hard budget hotels), que procuram oferecer um serviço mais simplificado, uma estrutura mais prática e um preço altamente competitivo, surgiram em paralelo meios de hospedagem que procuram oferecer um atendimento altamente especializado e customizado, com preços mais elevados.
Verifica-se, portanto, uma variabilidade de estruturas e, cada vez menos, uma padronização de estilos e conceitos. O hóspede do futuro exigirá um meio de hospedagem personalizado e as empresas hoteleiras estão, mesmo que de forma lenta e gradual, adaptando-se às novas características do mercado.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93