Fraturas e entorses - Primeiros socorros em acampamentos
Podem ocorrer acidentes na hora da diversão
Turismo e Hotelaria
30/01/2013
Fratura fechada – quebra de osso sem rompimento da pele.
Gravidade:média a alta.
Sintomas: dor intensa, deformação do local afetado, incapacidade ou limitação de movimentos, edema com ou sem hematoma, crepitação (atrito entre as partes fraturadas).
Procedimentos: imobilização do membro afetado. Manter o membro em posição natural, improvisar talas com material disponível e acolchoá-las, amarrar as talas com tiras de pano em torno do membro fraturado, porém não na fratura, deixar os dedos para fora para verificar a circulação do sangue. Em caso de fratura de antebraço, providenciar tipoia. Em casos de fraturas de clavícula, omoplata, braço, ombros ou cotovelos, imobilizar com tipoia e prender o braço no tronco com tiras de pano. Encaminhar a vítima ao hospital.
Fratura exposta – quebra de osso com rompimento da pele.
Gravidade: alta.
Procedimentos: proteger o ferimento com pano limpo antes de imobilizar, nunca tentar colocar o osso no lugar, imobilizar, encaminhar para o hospital.
Fratura de crânio
Gravidade: alta.
Sintomas: dor local, vômito, inconsciência, parada respiratória, hemorragia pelo nariz, boca ou ouvido.
Procedimentos: manter a vítima imóvel e agasalhada, não mexer na vítima até chegada do socorro, quando será colocada de costas sobre superfície dura (maca, tábua), com imobilização da cabeça e encaminhada ao hospital.
Fratura de coluna
Gravidade: alta.
Sintomas: dor local, perda de sensibilidade, formigamento e perda de movimento dos membros.
Procedimentos: iguais aos da fratura de crânio.
Fratura de costelas
Gravidade: alta.
Sintomas: respiração difícil, dor a cada movimento respiratório.
Procedimentos: iguais aos da fratura de crânio.
Fratura de bacia ou fêmur
Gravidade: alta.
Sintomas: dor no local, dificuldade de movimentos e de ficar em pé.
Procedimentos: iguais aos da fratura de crânio.
Entorses – estiramento ou ruptura dos ligamentos.
Gravidade: média.
Sintomas: dor intensa no local, edema com ou sem hematoma.
Procedimentos:colocar gelo no local, imobilizar com faixas. Se houver suspeita de fratura, o inchaço e a cor roxa forem excessivos, encaminhar para atendimento médico, pois pode haver necessidade de engessamento.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93