Frota de veículos: compra ou locação? - Acampamentos e colônia de férias

Ir de carro, ônibus ou avião?
Ir de carro, ônibus ou avião?

Turismo e Hotelaria

30/01/2013

Para a escolha dos veículos é necessário analisar vários fatores, o primeiro deles é a necessidade de se manter frota própria ou locação, regular ou não. A utilização de cada veículo deve ser ponderada separadamente: caminhões abertos ou baús, pick-ups, utilitários, ônibus, microônibus, vans, automóveis e motos, cada um tem sua importância no desenrolar das atividades de colônias e acampamentos; alguns são mais necessários que outros; alguns valem a compra, outros somente a locação.

Muitos proprietários de empreendimentos acreditam que comprar seus próprios veículos é a solução, pois a locação não costuma ser barata, porém deve-se calcular muito bem se será compensador. Há o combustível, os possíveis pedágios, a contratação dos motoristas, o estacionamento dos veículos, os impostos e taxas do governo, o seguro do veículo e de viagem, e a manutenção, que inclui limpeza interna, externa e de banheiros, conserto e troca de peças, mão de obra especializada terceirizada ou própria, e nesse caso é preciso manter a oficina, todas as ferramentas e os equipamentos necessários.

É claro que quando se aluga um veículo os itens acima mencionados estão inclusos nos valores de locação, porém são diluídos e divididos com outros clientes. Muitas vezes vale mais a pena pagar para não ter dor de cabeça, pois todo o encargo com o veículo recai sobre a transportadora, cabendo ao acampamento ou colônia somente o pagamento e cobrança dos serviços a serem executados; se, por exemplo, um ônibus quebrar no meio do percurso com todos os clientes dentro, é de responsabilidade da transportadora providenciar outro veículo imediatamente para continuar o percurso, sendo que esse deve ser de categoria igual ou superior ao contratado; como fica o mesmo caso se o veículo for próprio e o acampamento só tiver um ônibus? Certamente terá que locar um veículo de última hora para continuar o trajeto; imagine então se for alta temporada e todas as transportadoras estiverem com a frota na rua. Que pesadelo!

Para os veículos de grande porte como caminhões e ônibus, vale uma análise detalhada de sua necessidade, pois a manutenção completa é caríssima. Se ainda assim o empreendimento optar pela compra, a escolha do veículo deve ser feita com cuidado. A compra desse tipo de veículo usado pode ser um tiro no pé, pois geralmente só se vende quando já foi muito usado ou apresenta problemas difíceis de solucionar; a frota disponível para venda tem vida média de dez anos. Veículos desse tipo novos são mais indicados, porém muito mais caros.

Para os caminhões, prefira do tipo baú porque é mais seguro para o transporte de equipamentos, materiais e mantimentos, inclusive contra intempéries do clima. Para os ônibus, vai de acordo com a necessidade do empreendimento, mas um modelo básico de um andar, com banheiro, ar-condicionado e serviço de comissária é o mais indicado, pois costuma atender as necessidades de todo tipo de clientes e se precisar de apoio de uma transportadora será mais fácil de encontrar veículo semelhante. Para a compra dos microônibus e vans, a frota de usados também é antiga ou muito usada e a dica é a mesma: modelo básico, sendo que o apoio é mais complicado, pois a maioria das transportadoras só trabalha com veículos grandes.

Se optar pela locação de qualquer veículo, antes de aceitar a proposta de locação mais barata, cheque a idoneidade da transportadora, a manutenção da frota, a quantidade de veículo para saber se poderão lhe atender com presteza em caso de emergências, o seguro dos veículos e de viagem, a política de trabalho da transportadora com seus motoristas, pois há aquelas que mantêm esses funcionários rodando por muitas horas seguidas sem descanso ou revezamento, o que significa um perigo em potencial, principalmente para o transporte de pessoas.

Por outro lado, ter alguns veículos é fundamental para o bom andamento do estabelecimento, é o caso de pick-ups ou utilitários e carros.

Ter ao menos uma pick-up ou utilitário é interessante porque sempre há o transporte de pequenos equipamentos, materiais ou mesmo compra de mantimentos a ser feita todos os dias, é o caso de pães, frutas, verduras e legumes; transporte de equipamentos de lazer de um local do acampamento a outro, como barracas da sala da coordenação ao local do camping, conserto de uma cerca quebrada no final do terreno, transporte de toras de madeira para fazer fogueiras, etc. Da mesma forma, se puder prefira veículos novos, resistentes, de manutenção mais barata. Há muitas pick-ups importadas no mercado, porém, embora sejam belíssimas, sua manutenção é caríssima: evite.

No caso dos carros, são essenciais para o transporte de pequenos materiais, mantimentos, equipamentos e pessoas, equipe ou clientes, em diferentes momentos como na compra de algum produto de última hora, buscar algum funcionário no ponto de ônibus regular, levar recados, bolas, pranchetas e pequenos materiais de lazer da coordenação a um campo distante onde acontece a atividade ou até mesmo em casos de emergência, quando alguém se machuca e precisa de pronto atendimento.

As motos são um caso à parte, pois sua necessidade vai de acordo com o terreno em que está instalado o empreendimento; se o acesso a locais distantes ou de camping, por exemplo, for difícil, uma moto tipo cross seria aconselhável, desde que alguém da equipe de lazer e funcional saiba e possa guiá-la. A manutenção de motos é mais barata do que qualquer outro veículo, embora, proporcionalmente seu seguro seja mais caro. A locação de motos não é comum e geralmente só é feita em localidades de praia e para o lazer de turistas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

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