Uso de drogas, bebidas alcóolicas, cigarro e celular - Em acampamentos
Proibição de drogas e álcool
Turismo e Hotelaria
31/01/2013
Uma regra que pode e deve ser punida com expulsão refere-se ao uso de drogas no acampamento ou colônia de férias. Além de ser proibido, o uso de drogas está sempre associado ao tráfico e pode ser punido judicialmente.
Crianças e adolescentes que usam drogas podem influenciar os colegas; como o acampamento facilita a aproximação e a intimidade, a influência negativa também pode surtir maior efeito.
Crianças e adolescentes que usam drogas devem receber atenção e tratamento específico dos pais e responsáveis.
A regra sobre esse assunto também deve estar estabelecida em regulamento.
Bebidas alcoólicas
Embora nem sempre seja considerada como tal, a bebida alcoólica também é uma droga e assim sendo deve ser enquadrada no regulamento acima. Por outro lado, em colônias de férias há o consumo de bebidas alcoólicas pelos adultos; se os pais ou responsáveis fornecem bebidas a seus filhos, é um problema deles, porém a colônia não deve vender bebidas alcoólicas à menor de dezoito anos, sob penalidades da lei.
Cigarro
A regra para o cigarro pode ser a mesma utilizada para bebidas alcoólicas, tanto em colônias como em acampamentos. Acrescenta-se que crianças e adolescentes viciados em cigarros devem receber tratamento específico.
Celular
Por estar geralmente em área natural ou rural, nem sempre há sinal de qualidade para os aparelhos celulares por todo o acampamento, ainda assim, o uso do aparelho celular é discutível e depende da política de cada acampamento.
Há acampamentos que permitem seu uso indiscriminadamente, outros permitem em horários específicos e há aqueles que proíbem o seu uso por acreditarem que interfere nas atividades normais do empreendimento.
Podemos colocar o uso do celular deve ser proibido, pois interfere sim nas atividades e no desenvolvimento da criança e do adolescente, esperado durante uma temporada. Um caso simples pode ser citado: imagine uma criança que vai pela primeira vez ao acampamento, seus pais querem que ela crie um pouco de independência, pois é muito apegada a eles; ela certamente se sentirá insegura nos primeiros dias e irá querer ligar aos pais, se o aparelho celular estiver à mão, o objetivo de independência não será alcançado. A segurança de que a criança precisa é dada pelos monitores e o trabalho desses profissionais pode ser prejudicado se a criança não conseguir se desligar dos pais por meio do celular.
Seja qual for a política adotada, deve constar em regulamento para não haver confusões entre acampantes, pais e responsáveis.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93