Falar de turismo para familiares, amigos e conhecidos é ótimo e parece simples para quem é do ramo, porém é preciso aumentar a divulgação deste trabalho tão valoroso. Uma maneira ótima e sustentável de divulgar o trabalho turístico e proporcionar maior conhecimento aos pré-adolescentes e adolescentes é entrar no mundo deles e nada melhor do que estar em sala de aula junto com eles.
Elaborar projetos de alta qualidade e de cunho pedagógico não é uma tarefa fácil, pois o profissional que se dedicar a esta elaboração deve ter pleno conhecimento do setor, muita experiência além de ter um cronograma pedagógico com ponto de vista jovem, interessante e atrativo. É completamente possível linkar ações turísticas como (principalmente): passeios turísticos, limpeza das cidades, incentivos à cultura, despertar o interesse pela leitura com as perspectivas do dia a dia destes jovens. De uma forma ou de outra os profissionais tem como estarem inseridos no setor pedagógico basta apresentar bons e consistentes projetos e ir adiante.
As Universidades também são um bom caminho para falar de turismo, seja com palestras ou de forma visual através de cartazes os quais possam divulgar as ações do setor do turismo e o mais interessante ainda é se você, através do seu trabalho puder fazer algo diferente que venha a contribuir para incentivar estas pessoas à se interessarem pelo turismo! Lutar pelo turismo sustentável é de alguma forma lutar para que haja cada vez mais: pessoas interessadas, serviços integrados, interesse publico e privado, abertura de novos postos de trabalho e pessoas voluntárias inseridas no contexto. Jovens querem novidades e o trabalho no turismo muda com frequência.
As companhias aéreas, por exemplo, são uma caixinha de surpresa, a hotelaria agrega cada vez mais serviços para satisfazer as necessidades dos clientes, a gastronomia cresce incalculavelmente e os eventos, nem se fala, despontaram de uma maneira que é impossível retroceder. Então senhores consultores de turismo, segurem esta dica que eu vou mandar para vocês: "Não durma no ponto, aproveite este nicho de mercado que está gritando por profissionais gabaritados que possam transmitir todo o seu conhecimento. Crie projetos pedagógicos e mãos à obra! Tá esperando oque pra ganhar mais dinheiro?" Mas não esqueça que o turismo é feito pela qualidade e excelência nos serviços e ações e é esta mesma qualidade e excelência que nós deveremos passar à quem estiver disposto à nos escutar! Eu acredito que o turismo tem que estar inserido como uma das matérias nas escolas e você? Um grande abraço e até a próxima!
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Carla Vidal
Formada em Turismo pelo Instituto de Hospitalidade e Fundação Iberoamericana - FUNIBER
especialista em turismo receptivo com atuação no Brasil Uruguai e Argentina.
Capacitacitação técnica em consultoria turística em um conceito multicultural e internacional .
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93