Turismo: como restabelecer a confiança dos turistas após uma crise
Comunicação e promoção para o turista
Turismo e Hotelaria
19/02/2013
Mesmo que as atenções dos meios de comunicação se deslocam com rapidez a novas historias, o dano causado por uma crise pode perdurar na mente dos possíveis turistas durante longo tempo. A recuperação exige redobrar os esforços, especialmente nas áreas de comunicação e promoção.
Comunicações de potencializarão da imagem
Antecipe-se nas comunicações
Promova o que está fazendo para retornar a normalidade do turismo. Conte aos jornalistas quais são seus planos de recuperação e quanto tempo tardarão em surtir efeito. Proporcione informação abundante, incluindo cópias de discursos, editoriais, mapas e fotografias. Para recuperar-se de uma crise faz falta incrementar o orçamento e os recursos humanos dedicados a comunicação.
Busque notícias positivas
Inclua noticias que reflitam a normalidade da atividade turística, por exemplo, a chegada de grupos de viajantes especializados ou a inauguração de novos centros de atração. O objetivo é demonstrar que o destino segue funcionando como sempre. O Egito tem promovido com eficácia o descobrimento ou a reabertura de jazigos arqueológicos como parte de sua estratégia de recuperação. Promova noticias não relacionada diretamente com o turismo, como eventos culturais, descobrimentos científicos, triunfos esportivos, filmagens de filmes e tendências de compras.
Incremente as viagens de familiarização para os jornalistas
Convide a imprensa para que volte a ver o que se conseguiu. Enfoque o tema da viagem de familiarização para afrontar seus problemas particular de imagem assegurando-se de que haja um estreito contato entre os jornalistas e os habitantes. Concentre-se em uma cobertura televisiva positiva para responder os prejuízos causados pelas imagens emitidas na televisão sobre a crise e que estão na mente dos possíveis turistas. O melhora das viagens de familiarização é que tem muito tempo para trabalhar amizade com os jornalistas, que logo ficam motivados a interessar-se ao seu país durante muitos anos.
Recorde os aniversários Uma crise importante voltará a atrair a atenção dos meios de comunicação quando tenha transcorrido um ano ou em datas chaves como 100 dias depois, seis meses depois ou dois anos mais tarde. Essas datas oferecem uma boa oportunidade para a comunicação. Antecipe-se a esta atenção e esteja preparado com material e historias que reflitam a recuperação do destino.
Antecipe-se as ações judiciais
As pessoas afetadas por incidentes internacionais pedirão investigações, formularão queixas e empreenderão ações judiciais. Se os meios escrevem algo sobre vocês que não é exato, envie uma carta ao editor para corrigir o assunto. Se alguém levar a juízo, o informe inexato dos meios poderá apresentar-se como prova e de pouco serve proclamar que não era certo. Necessitará algo que prove que se mostrou em desacordo em seu momento com a informação.
Crie seu próprio canal de difusão de noticias na web page do destino
Proporcione uma alternativa as fontes de noticias dos meios de comunicação de massas em sua própria web. Inclua o máximo de noticias possíveis em sua web, aproveitando seu espaço ilimitado para facilitar informação mais profunda. Para demonstrar que sua web page está fornecendo informação atualizada deve incluir data e dia em lugar destacado. Além do mais, tem que atualizar diariamente com relatos positivos que demonstrem o retorno da normalidade uma vez passada a crise.
Una-se a campanha mundial sobre as comunicações em turismo
A Organização Mundial do turismo (OMT) preparou uma campanha mundial de promoção dos efeitos positivos do turismo que foi apresentada como parte da I conferencia internacional sobre as comunicações em turismo (TOURCOM) celebrado nos dias 29 e 30 de janeiro de 2003 em Madrid. A campanha consta de cinco componentes básicos que podem adaptar-se as necessidades dos membros da OMT, para suas próprias atividades de promoção e sensibilização. Seu objetivo é estimular a comunicação sobre os benefícios do turismo na escala local e ao mesmo tempo, vincular as entidades turísticas particulares com a comunidade de turismo internacional.
Flexibilidade na promoção
Crie novos produtos para mercados especiais
Devem ter presentes os serviços combinados nos segmentos mais resistentes do mercado como o golfe, o esqui, eventos esportivos, culturais ou pacotes para lua de mel.
Dirija-se aos turistas com experiência e interesses especiais
Seguramente a crise não afugentará os turistas mais experientes e aos visitantes fiéis. As pessoas que viajam por conta própria por paixão, seja para mergulho, alpinismo ou arqueologia irão para qualquer lugar para desfrutar de momentos prazerosos.
Crie ofertas com preços especiais
No lugar de entrar em guerras de preços em uma região afetada por uma crise ou baixar os preços drasticamente, crie ofertas especiais. Malásia e Sri Lanka criaram ofertas especiais nas viagens de fins de semana e nos festivais. A chave não é necessariamente oferecer os preços mais baixos, mas sim uma melhor relação entre o preço e o que pro ele se obtém.
Oriente com rapidez a promoção aos mercados mais promissores
Esteja preparado para substituir as campanhas promocionais aos mercados que prometem uma maior resistência. Normalmente, são os mercados emissores mais próximos ao destino porque os turistas desses lugares estão mais familiarizados com a zona. Não obstante, preste atenção nas pesquisas e cuide de não desperdiçar dinheiro em mercados que não estão preparados para viajar. A campanha publicitária conjunta do caribe lançada recentemente para conseguir fazer que voltem os turistas estadunidenses não teve efeito, já que os nortes americanos seguem mostrando-se reticentes para viajar ao estrangeiro.
Incremente a promoção no mercado interno
Em países maiores, o turismo pode compensar a escassez da demanda estrangeira durante o período de recuperação. A oficina de turismo de Bali iniciou uma promoção no mercado interno depois de atentado terrorista ocorrido no país para manter em funcionamento os hotéis. Os turistas do Golfo Pérsico têm passado suas férias mais próximo de suas casas e tem mantendo os hotéis de Dubai, Bahrein e outros países árabes funcionado depois dos atentados de 11 de setembro. Os responsáveis públicos de turismo se mostraram surpresos ao descobrir que gastavam mais que os visitantes procedentes de mercados distantes.
Responder com rapidez a uma crise do setor turístico exige solidariedade, flexibilidade e conhecimento da matéria. Por isso a Organização Mundial do Turismo criou uma equipe de ação em caso de crises, composta por 11 dos principais especialistas do mundo na área de comunicações ,marketing, promoção e em segurança todos eles com sólida experiência de colaboração com a OMT. Estes profissionais estão a disposição para ajudar, quando algum país em crise solicita ajuda urgente a OMT.
O tipo de assistência que será dado quem decidirá será o secretário geral da OMT dependendo da natureza da crise, que pode incluir serviços como: auditoria de preparação para a crise, preparação de plano de gestão de crise, seminários sobre comunicação, assessoramento via e-mail ou telefone, ou assistência de emergência no próprio local.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
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