O Turismo é considerado mundialmente uma importante atividade econômica
Turismo e Hotelaria
20/02/2013
A questão ética tem uma importância fundamental na sociedade contemporânea. A compreensão da conduta humana no contexto de um mundo em transformação, marcado pelo estreitamento das relações de mercado e pelos impactos das revoluções temáticas e tecnológicas, é o objeto de análise da ciência ética.
Vivemos atualmente em uma sociedade em crise á respeito de valores. A falta de conhecimento ou não entendimento da ética resulta em uma falta de segurança e responsabilidade tanto com as pessoas, quanto ao meio em que estamos inseridos.
No contexto atual a necessidade de viajar é, sobretudo, criada pela sociedade e marcada pelo cotidiano. O Turismo é considerado mundialmente uma importante atividade econômica, porém não podemos centralizar as atenções somente no que se refere às finalidades econômicas e técnicas, mas estender a amplitude do Turismo que deve respeitar o meio ambiente, e levar em conta as necessidades de todos envolvidos direta e indiretamente.
É importante para a realização de nosso trabalho o respeito ao ser humano e o meio ambiente, devemos buscar o seguinte objetivo principal: assegurar e otimizar a satisfação das múltiplas necessidades turísticas dos indivíduos de todos as camadas sociais no âmbito das instalações adequadas e num meio ambiente intacto, levando em consideração os interesses da população autóctone.
A OMT (Organização Mundial do Turismo) instituiu o Código de Ética no Turismo nos baseia fundamentalmente nos seguintes princípios:
-Contribuição do Turismo para a compreensão e o respeito mútuo entre homens e sociedades;
-Turismo como instrumento de desenvolvimento individual e coletivo;
-Turismo como fator de desenvolvimento sustentável;
-Turismo como fator de aproveitamento e enriquecimento do patrimônio cultural da humanidade;
-Turismo como atividade benéfica para países e comunidades do destino;
No que se refere ás relações tanto com clientes quanto aos fornecedores, devemos ter uma conduta exemplar: -Observar e conhecer a legislação vigente, especialmente no que tange aos direitos do consumidor;
-Atender o cliente de acordo com o real interesse e exigência deste, de forma técnica apropriada e exequível, orientando sua escolha e salientando as respectivas características do serviço prestado;
-Evitar a disputa de prestação de serviços profissionais, mediante aviltamento de honorários ou concorrência desleal;
-Praticar qualquer ato que contrarie a legislação vigente e tenha conotação ilegal ou ilícita;
-Praticar qualquer ato que possa prejudicar os legítimos interesses de outra empresa;
-Criticar de maneira desleal os trabalhos de outro colega de profissão;
-Apropriar ideias, planos e projetos, no caso de roteiros de iniciativa de outras empresas;
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93