O profissional responsável deve conhecer o limite do turista
Turismo e Hotelaria
01/03/2013
Desde 1980 que o Ministério do Turismo mantem uma campanha de criação de empresas e profissionais com excelência em segurança para o turismo de aventura.
Foi também nesta década que desenvolveram regras para o profissional ou estudante que não quer apenas o grande lucro desta atividade, mas, sobretudo, fazer a diferença e se especializar em viagens de risco.
Podemos identificar e nos tornarmos de ponta no que diz respeito a rapel, espeleoturismo, caminhada e por aí vai, desde que atividades de aventura e natureza sejam pensadas, repensadas e observadas.
O cuidado com o credenciamento, tanto da parte empresarial como pessoal é a garantia de um passeio sem maiores surpresas; e junto com este credenciamento, o agente não pode deixar nenhum turista sem seguro contra acidente.
Para trabalhar com aventura, existem várias organizações e companhias que dispõe de treinamento específico. A preocupação com os equipamentos e suas condições hoje em dia é quase que garantia de viagem 90% segura.
Não esquecer que a informação salva vida: se o aventureiro for tirar os pés do chão + capacete, se for entrar na água = colete. Respeitar as regras ambientais não contaminando rios, não fazendo fogo, não largando lixo e levar um estojo de primeiros socorros pra todo lugar.
Profissional, seja responsável e conheça o limite do turista, pois qualquer turista de qualquer idade pode fazer aventura, desde que adaptado ao seu biotipo. Profissional cuide bem do turista, mantenha-o hidratado, alimentado e aquecido; não esqueça filtro solar (que o filtro solar seja sua responsabilidade de levar e não deles). Profissional procure acessar constantemente o site do Ministério do Turismo para saber maiores novidades do setor.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Rosemeire Faria
Rosemeire Faria.
Professora de Turismo pelo Rotary Clube.Ministra Palestras sobre Carreiras em Navios e Treinamento Disney.Criadora do Projeto Museu do Turismo com o apoio da Secretaria de Turismo de Mongaguá.
Atualmente cursa o último ano de Pedagogia e tem curso técnico em Agenciamento de viagens;alem de cursos de Turismo,Hotelaria,Excelência em atendimento e Lazer
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93