O que é turismo?

O turismo se relaciona praticamente com todas as outras áreas do conhecimento humano
O turismo se relaciona praticamente com todas as outras áreas do conhecimento humano

Turismo e Hotelaria

19/12/2013

O ser humano sempre se deslocou sobre a face da terra, a começar por seus ancestrais que viviam em tribos nômades. As grandes civilizações clássicas greco-romanas se expandiam pelo mapa em busca da conquista de novos territórios.

A religião, através de peregrinações e busca de novos fiéis, também sempre foi outro motivo de viagem para o ser humano. O comércio de especiarias foi o grande impulso para a descoberta de novas terras e, há quem diga, foi a primeira atividade globalizada da humanidade.

No entanto, se o deslocamento humano é mais antigo do que se possa imaginar, o turismo, como atividade socioeconômica que se conhece hoje, é muito recente. Apenas com a invenção do motor a vapor e, consequentemente, o surgimento das ferrovias, no século XIX, o turismo ganhou as proporções econômicas e sociais para se tornar a atividade importante que é hoje.
 
Isso porque, antes do trem, a quantidade de pessoas que viajava não era tão significativa a ponto de merecer atenção ou interferir na economia, no ambiente ou na comunidade de uma localidade.
O turismo, como atividade socioeconômica que se conhece hoje, surgiu na Inglaterra, em 1841, com Tomas Cook, o primeiro a elaborar uma viagem “agenciada”. Mas esse histórico completo será visto detalhadamente no último módulo deste curso.

Por ora, precisa-se saber que, hoje, o turismo é foco de estudos e de mercado. Economistas, sociólogos, antropólogos, historiadores, geógrafos, administradores, gastrônomos e tantos outros profissionais das mais diversas áreas se interessam pelo turismo. Sem falar nos profissionais específicos: os turismólogos.

O turismo se relaciona praticamente com todas as outras áreas do conhecimento humano. Devido ao que foi exposto, ou seja, à juventude da atividade e ao caráter multidisciplinar e complexo do turismo, fica difícil conceituá-lo. Inúmeros pesquisadores e autores vêm tentando, ao longo dos tempos, elaborar uma definição conceitual que delimite claramente o turismo.

Mais uma vez percebe-se a presença da noção de “deslocamento”, no entanto, ao qualificar esses deslocamentos como curtos e temporais a definição fica bastante criticável. Além de ser um conceito muito relativo, a palavra “curto” dá a entender que uma pessoa viajando do Brasil para o Japão não estaria fazendo turismo, pois é um deslocamento um tanto longo.

Cabe aqui destacar que são inúmeras as definições pelas quais já passou o turismo. Neste estudo, foram apresentadas apenas algumas que se julgou serem mais interessantes para mostrar a evolução da atividade.

Fica até aqui exposta a dificuldade de se definir o turismo. Assim sendo, é melhor entender a atividade e reconhecer sua complexidade do que tentar defini-la em poucas palavras. Para isso, é necessário conhecer alguns outros conceitos ligados ao turismo e seus diferentes enfoques.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93