Meios de Hospedagem em Santa Maria (RS)

Mão de obra qualificada é o diferencial do serviço em hotelaria
Mão de obra qualificada é o diferencial do serviço em hotelaria

Turismo e Hotelaria

22/04/2014

Assistindo a um colóquio de Turismo, pude perceber o porquê do cargo de Secretária de Turismo ser ocupado pela atual pessoa. Professora Norma Moesch é um exemplo de profissional que trabalha por prazer e amor à causa: o desenvolvimento do turismo em Santa Maria e região, no Rio Grande do Sul e no Brasil.
O tema deste colóquio foi gestão dos meios de hospedagem, assunto que foi abordado com discernimento e precisão pela Secretária Moesch. Esta senhora explicou que, muitas vezes, observamos uma redução dos investimentos na qualificação dos recursos humanos na rede hoteleira. Professora, lhe peço licença para dar continuidade a este seu pensamento.

Em se tratando de Santa Maria, é possível perceber a defasagem de pessoal capacitado quando os hotéis recrutam novos funcionários. Pedem uma boa formação, cursos e treinamentos. Porém, não seria mais interessante o próprio estabelecimento oferecer cursos de capacitação aos empregados que chegam? Assim, talvez, o trabalhador poderia ser “moldado” conforme os objetivos e as normas da empresa. Penso que, de nada adianta os hotéis clamarem por profissionais altamente capazes se os próprios gestores não oferecem as oportunidades necessárias para o desenvolvimento do contratado. Os tempos mudaram, as organizações deveriam querer que seus funcionários se desenvolvessem e não contratá-los como máquinas, que só esperam serem ligadas na tomada para funcionar.

Os hotéis de nossa cidade possuem recursos humanos oriundos de outros segmentos de mercado, que não sabem nem o que estão fazendo por ali. Não que seja errado contratar profissionais de outras áreas, mas o mínimo de treinamento se faz necessário se querem que seus clientes se sintam satisfeitos com os serviços oferecidos por seus negócios. Alguns donos de hotéis de Santa Maria somente visam seus lucros e quanto gastam com seus funcionários. Contudo, se continuarmos neste ritmo, eles terão de pensar em como reverter os prejuízos quando os clientes procurarem outras camas para acomodarem-se. Às vezes, nem se dão ao luxo de conhecerem pessoalmente seus hóspedes, passam seus dias no escritório contando e recontando suas cifras.

Portanto, se nossos hoteleiros reclamam da pouca demanda que Santa Maria oferece, pelo menos deveriam capacitar-se para garantir que aqueles que frequentam seus estabelecimentos continuem voltando mais e mais vezes. E que valorizem seus bons funcionários, tendo em vista o desenvolvimento do profissional, que é a base do engrandecimento da empresa.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Juliano Lanius

por Juliano Lanius

Acadêmico de Turismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), atua há 10 anos no setor de Alimentos e Bebidas, especificamente bares e restaurantes. Foi relator da I Conferência Regional de Turismo da Região Central/RS e aluno-bolsista do "Projeto Educação para o Turismo", em Santa Maria/RS. Escreve sobre Turismo e A&B, além de crônicas sobre assuntos diversos.

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