Comportamental (Relação de Trabalho)

O turismólogo, a serviço da profissão, tende a expor seu comportamento
O turismólogo, a serviço da profissão, tende a expor seu comportamento

Turismo e Hotelaria

24/04/2014

Propõem se com esse artigo científico analisar os fenômenos do comportamento humano quando ocorre a relação das transações entre o indivíduo e a organização. Entretanto pode se descrever comunicação, orientação, gestão do processo administrativo, liderança, gestão pessoal e visão estratégica e alterações comportamentais como funções do comportamento.

RELAÇÃO COMPORTAMENTAL HOMEM E TRABALHO

Na prática, o turismólogo, a serviço da profissão, tende a expor seu comportamento assim tanto quanto indivíduos ou grupo sociais também. São constantes as interações durante as atividades turísticas, e essa relação influencia a abrangência do comportamento. No mesmo contexto sua competência é relacionada ao comportamento, ou seja: comunicar, demonstrar diplomacia e tolerância quando expressar seu ponto de vista sendo bastante claro e espontâneo, orientar, oferecer respostas claras aos turistas. Gestão eficiente e eficaz dos resultados, planejando, organizando, dirigindo e controlando ou monitorando as atividades turísticas. Liderar cumprindo objetivo, estimular dinâmicas em equipes e, acima de tudo, ser um bom exemplo e adquire confiança.

Na gestão pessoal, manter autocontrole, conciliar alegria e prazer ao ritmo de trabalho e por fim ter visão estratégica para evitar danos ambientais e ainda proporcionar o bem estar de população residente e dos turistas.

ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS

“(é impossível listar todos os motivos possíveis) para que elas tenham surgido. De um modo geral, as perturbações estarão de alguma forma vinculadas ao comportamento, pensamento ou sentimento.” (SILVA, 2001, p 57).

Qualquer um desses sentimentos pode afetar o comportamento humano, causando consequências comportamentais de todos os níveis de reações, comedidas normais ou desmedidas afetando a interação com o meio.

Orgulho como elevado conceito do amor próprio se é de fora para dentro pode ser considerado sadio, entretanto quando é de dentro para fora pode causar transtornos.

Arrogância ou prepotência sensação bastante explorada pelo abuso do poder, em alguns casos não é suficiente ter o poder nas mãos, humilhar os que pra si são subalternos, faz parte do comportamento prepotente.

Apego, ou inclinação afetuosa normal consequentemente é o equilíbrio.

Egoísmo, esse portador quer tudo para si. O egoísta sempre vai querer ser o centro das atenções. Ele está sempre em primeiro lugar.

Ambição quanto mais tem mais ele vai querer, sua mente não se satisfaz.

Inveja causada muitas vezes pela falta de percepção, o portador dessa sensação pode prejudicar seu alvo sem medir consequências.

Manipulação pode causar grandes desastres em mão erradas.

Agressão em todos os aspectos é um ponto negativo.

Muitas vezes as tensões causadas pelo estresse trazem problemas, sejam hormonais, familiares ou comportamentais com o meio. Existem meios para conter o estresse, entretanto procurar ajudar e evitar o transtorno sempre a melhor pedida.

Assim como depressão, compulsão, insegurança também são sensações indesejadas que ocasionam transformações comportamentais nos seres humanos.

CONCLUSÃO

Foi realizado um estudo para adquiri conhecimentos sobre o comportamento humano relacionado ao trabalho, e com certeza os seres humanos possuem de certa forma diferentes maneiras de agir, possuem diferentes reações ao sentirem determinadas sensações, nenhum ser humano age de maneira semelhante a outro, e o que a psicologia oferece é justamente esses esclarecimento sobre essas sensações e reações. A psicologia comportamental compete estudar e extrair melhor da essência do ser humano para que o mesmo viva em harmonia e respeite o espaço do outro.

REFERÊNCIAS

SILVA, Brasil da silva. A psicologia aplicada ao turismo e hotelaria. 3. ed. São Paulo: Cenaun Editora, 2001.

GOODWIN, C. James. História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix, 2005.

CAROCHINHO, Dr. José Antônio. Psicologia das organizações. Site: www.psicologia.organizacoes.googlepages.com/compromiss.pdf, acessado dia 15 de novembro 2007.

BOGIARES, Claire. Relatório de avaliação através da entrevista comportamental. Site: www.goias-quebree.com/app/abcrepositony/ acessado dia 15 de novembro 2007.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Franderson Eudes Uchoa Duarte

por Franderson Eudes Uchoa Duarte

Possui graduação em turismo no IESAP (2009). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Eventos, atuando nos seguintes temas: eventos, marketing,cerimonial e protocolo e meios de hospedagem. E terminando a Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. pela UNINTER.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93