10/10/2014
Afirmar que a responsabilidade sobre a qualidade da comunicação no segmento da hotelaria e do turismo é tarefa única e exclusiva das Relações Públicas e dos profissionais de comunicação, é no mínimo contrariar os pressupostos que as teorias e bases acadêmicas oferecem aos profissionais estudiosos das Ciências Sociais, em especial aos estudantes de Turismo e de Relações Públicas.
Ao analisar os poucos aspectos levantados no artigo defendido no Encatho em 2010, observa-se um campo de atuação pertinente aos princípios que definem a ação das relações públicas, em constante crescimento, lembrando que, cabe as mesmas, administrar estrategicamente a comunicação das organizações, com seus públicos, atuando em perfeita consonância com os demais setores e principalmente sendo parte de um planejamento maior, aquele que determina os rumos da organização e assegura-lhe seu papel.
A construção da credibilidade do empreendimento hoteleiro e a elaboração estratégica para que, através de suas ferramentas, sejam alcançados o crescimento de ocupação e a fidelização dos seus hóspedes, são metas atingíveis quando exercitadas dentro de um planejamento de comunicação organizacional integrado, no qual as relações públicas, por sua natureza, promovem um posicionamento institucional seguro, coerente e duradouro.
O fortalecimento do turismo, passa pela qualidade da informação que percorre todos os caminhos onde se faz necessária a elucidação de dúvidas, a viabilização de serviços e a satisfação do consumidor, aqui entendido como turista ou hóspede.
Popularmente conhecido como: “oficial da arte de bem receber”, ao profissional de relações públicas nunca faltaram termos pejorativos como: “recepcionistas de luxo”, “festeiros”, “porta-voz da empresa”, ou seja, apelidos que em sua essência traduzem a preocupação com o bom atendimento, a qualidade na abordagem e a preocupação com a informação, onde quer que esteja e para quem quer que se destine. Da mesma forma, os profissionais de relações públicas sempre foram famosos por serem ouvidores do público final, aquele consumidor, para o qual todos os esforços, produtos e campanhas publicitárias são dirigidos.
Por fim, evidencia-se a máxima que distingue o cliente como a razão da existência da empresa, cabendo às relações públicas, a árdua e ao mesmo tempo prazerosa tarefa de entendê-lo e a ele dirigir uma infinidade de ações cuidadosamente estudadas, preservando e cultivando a instituição que representa e defende, primando pela sua sustentabilidade econômica, aliando honestidade, criatividade e contribuindo junto aos companheiros das ciências afins, na dignificante arte de lidar com seres humanos e promover o seu crescimento.
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