Classificação dos Guias de Turismo

Organizar o cronograma de atividades diárias do grupo.
Organizar o cronograma de atividades diárias do grupo.

Turismo e Hotelaria

08/04/2015

Classificação dos Guias de Turismo

Guia de Turismo é o profissional encarregado de acompanhar, orientar e transmitir informações históricas e culturais a grupos de pessoas que visitam um determinado local. É através do guia de turismo, que os turistas não só conhecem os lugares, mas entendem a sua história e a sua cultura, modo de viver e costumes.

Além disso, este profissional é responsável por:

• Orientar, promover os despachos, a liberação dos passageiros e suas respectivas bagagens em terminais de embarque e desembarque;

• Organizar o cronograma de atividades diárias do grupo;

• Desenvolver itinerários de visitas e propiciar o acesso dos turistas aos locais propostos;

• Atender às ocorrências, como acidentes e roubos, envolvendo os turistas sob sua responsabilidade;

• Ter acesso a todos os veículos de transportes, durante o embarque ou desembarque, para orientar as pessoas ou grupos, sobre a sua função e responsabilidade como guia;

• Ter acesso gratuito a museus, galerias de arte, exposições, feiras, bibliotecas e pontos de interesse turístico, quando estiver conduzindo, ou não pessoas ou grupos, observadas as normas e horários de cada estabelecimento, desde que devidamente credenciado como guia de turismo pela EMBRATUR.


Os guias de turismo se classificam em:

• Guia de turismo especializado em atrativos naturais;

• Guia de turismo regional;

• Guia de turismo Nacional;

• Guia de turismo Internacional;


Guia de Turismo Especializado em Atrativos Naturais

Mais conhecido como guia ecológico, é uma das atividades turísticas que mais cresce no mundo. É habilitado pelo Ministério do Turismo, a conduzir passeios e trilhas em locais com atrativos naturais, com a realização de atividades em contato com a natureza, orientando e sensibilizando os turistas para a importância da conservação do meio ambiente.


Guia de Turismo Regional

O Guia Regional deve acompanhar grupos de turistas no itinerário pela cidade, ou em visitas a lugares de interesse histórico, ou geral.

O profissional deve fornecer explicações durante o trajeto e dar total assistência para tornar interessante e proveitoso o roteiro turístico. O Guia ainda indica os lugares e obras de maior interesse, como monumentos, edifícios, pontes, museus e galerias de arte, mencionando seus nomes, localização e outros dados para cientificá-los dos pontos incluídos no roteiro.


Guia de Turismo Nacional

O Guia de Turismo de Excursão Nacional, acompanha grupos de turistas em visitas, excursões e viagens, no Brasil ou na América do Sul, segue um itinerário previamente estabelecido e aponta locais de interesse, além de adotar providências referentes a acomodações e outros serviços necessários para proporcionar conforto ao grupo e tornar a viagem agradável e proveitosa.

O guia pede a atenção dos turistas (durante o itinerário), para os locais de interesse, explicando-lhes sobre fatos históricos, ou fazendo outros comentários pertinentes para tornar a viagem útil, tanto no sentido recreativo, como cultural.

Nas visitas individuais, os guias devem sugerir aos turistas os locais mais agradáveis para atender aos interesses e preferências de cada participante.


Guia de Turismo Internacional

O Guia de Turismo de Excursão Internacional possui as mesmas responsabilidades do guia nacional, mas em visitas, excursões e viagens internacionais.

O guia em território estrangeiro deve conhecer e orientar o seu grupo sobre os hábitos e rotinas do país visitado, com o objetivo de evitar desconfortos ou problemas decorrentes da prática de atos que, em nosso país são comuns e rotineiros, mas que possuem conotação e entendimento totalmente diversos em outros países. Expressões ou atitudes inocentes para os brasileiros podem representar ofensas em outros territórios.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93