Conceitos Básicos sobre Turismo - Ética profissional
Mantenha uma postura correta e um vocabulário adequado ao exercício da profissão de g
Turismo e Hotelaria
08/04/2015
Ética profissional
Antes de falarmos sobre a ética dos Guias de Turismo, é necessário definirmos o que é ética.
"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta".(VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7)
Segundo o Dicionário Aurélio, ÉTICO é: "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".
De forma mais clara, ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética trabalha para que haja equilíbrio e bom funcionamento social. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
Neste sentido, o guia de turismo tem sob sua responsabilidade, não só o dever de informar para as pessoas dados e curiosidades do local que estão visitando, mas também cuidar do seu grupo e da inclusão e respeito a todos.
Para ficar mais fácil a interpretação, apresento abaixo alguns “mandamentos” fundamentais estabelecidos no Código de Ética dos Guias de Turismo:
• Não aja de má fé com a empresa para a qual trabalha, com o público em geral ou com os seus companheiros de profissão;
• Pratique a amizade como um fim e não como um meio;
• Colabore com os colegas e proteja os interesses deles como se fossem seus;
• Apresente-se sempre como um profissional sério e eficiente, constante portador da mensagem de paz e entendimento entre todos os povos;
• Não teça comentários político-partidários, nem emita qualquer comentário desfavorável sobre pessoas ou locais, nem faça qualquer tipo de discriminação de raça, credo, religião, sexo ou costumes;
• Respeite o meio ambiente e o patrimônio cultural e artístico, colaborando com a sua preservação;
• Mantenha uma postura correta e um vocabulário adequado ao exercício da profissão de guia de turismo;
• NÃO PARTICIPE, FAVOREÇA OU OMITA O TURISMO SEXUAL, PRINCIPALMENTE SE OCORRER COM O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS, POIS ISTO É CRIME!
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93