Conceitos Básicos sobre Turismo - Mercado de trabalho

Atualmente o mercado de trabalho, para os guias de turismo, encontra-se em processo de saturaç&
Atualmente o mercado de trabalho, para os guias de turismo, encontra-se em processo de saturaç&

Turismo e Hotelaria

08/04/2015

Mercado de trabalho

Por se tratar de uma atividade profissional que depende de uma série de fatores como período de férias escolares, feriados prolongados e condições climáticas do local de destino, a procura de serviços se torna irregular e assim, não garante o trabalho desses profissionais durante o ano todo.

Atualmente o mercado de trabalho, para os guias de turismo, encontra-se em processo de saturação, com um grande número de profissionais disputando as oportunidades de empregos existentes.

A área aguarda, ansiosamente, pelos prometidos investimentos dos governos locais, com o intuito de permitir a abertura de novas vagas de emprego.

No Brasil, está em franca expansão uma nova categoria de guia de turismo: o guia brasileiro que acompanha brasileiros no exterior.

O aumento do poder econômico e da expectativa de vida, permite que pessoas que não dominam um segundo idioma, visitem outros países. Para maior conforto e segurança destas pessoas, um guia brasileiro acompanha estes turistas desde a saída do Brasil ou a recepção no país de destino.

Há duas tendências que tomam forma quando se trata de mercado de trabalho, uma positiva e outra negativa.

A positiva se baseia no fato de pesquisas indicarem que o mercado do turismo está em franca expansão e deverá requerer um aumento no número de guias para acompanharem estes turistas. A negativa aponta que a internet oferece todas as informações necessárias para o cliente viajar sozinho sem a necessidade de um guia local.

Desta forma, são poucos os profissionais que conseguem sobreviver exclusivamente de sua profissão. É comum professores trabalharem também como guias de turismo, já que suas férias “casam” exatamente com os períodos de maior demanda, que são as férias escolares.

Geralmente, os guias exercem suas profissões como autônomos, sendo requisitados por agências de turismo para viagens com grupos, ou acompanhamento de excursões locais.

Quanto à sua remuneração, na maioria dos casos, não existe um piso salarial fixo. Trabalham com serviços tarifados, recebendo remuneração de acordo com os dias trabalhados, da atividade realizada e do tempo à disposição do grupo. São mais bem remunerados, aqueles que dominam um segundo ou terceiro idioma, com os valores em torno de R$ 170,00 à diária, conforme tabela da ABGTUR, além de comissões e gorjetas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93