Turismo na Copa 2014 - Conhecendo o Cerrado Brasileiro
Os principais atrativos do turismo da região estão um pouco afastados de Cuiabá.
Turismo e Hotelaria
09/04/2015
Cuiabá: a Rota do Ouro
A história da fundação de Cuiabá passa pela invasão dos bandeirantes paulistas e exploração do ouro em meados de 1719. Cenário de batalhas territoriais, a capital mato-grossense recebeu investimentos em infraestrutura urbana após a Guerra do Paraguai em 1867, porém o grande salto de desenvolvimento ocorreu de fato no século XX. Com a concessão de lotes e outros benefícios na década de 1970, o governo federal incentivou o povoamento de Cuiabá.
Em apenas cinco anos aumentou sua população em 50%, alcançando o número de 120 mil pessoas - atualmente a capital cuiabana registra 550 mil habitantes.
Os principais atrativos do turismo da região estão um pouco afastados de Cuiabá. O místico e selvagem Pantanal é o local ideal para aventurar-se em uma pescaria, enquanto as trilhas ecológicas pela Chapada dos Guimarães oferece uma bela paisagem a cerca de 70 quilômetros da cidade.
Para aqueles que pretendem conhecer mais sobre a cultura indígena, o Museu Rondon do Índio disponibiliza um rico acervo de fotos, artesanatos, peças e utensílios sobre as diversas etnias.
O Museu de Pedras Ramis Bucair é outro ponto para os amantes da história. É possível conferir pedras preciosas, rochas e peças arqueológicas, como um fêmur de um tiranossauro de milhões de anos. O Museu fica na Rua Galdino Pimentel, 195, Centro. Aberto de segunda a sexta, das 7 às 11 horas e das 13 às 16 horas.
A capital cuiabana conserva nas igrejas suas origens. A Igreja Rosário e São Benedito é Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Localizada no Morro do Seminário, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho é semelhante à catedral gótica Notre Dame em Paris, sendo considerada uma das mais belas da cidade.
Aos que preferem desfrutar de lazer ao ar livre, que tal um belo passeio para apreciar a flora típica do cerrado? Cuiabá oferece várias opções como os parques estaduais Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bôlo Flôr, uma boa parada para um piquenique.
O Parque Estadual Mãe Bonifácia fica na Av. Miguel Sutil - Zona Oeste - a 10 minutos do Centro. Aberto diariamente, das 6 às 18 horas.
O Parque Estadual Massairo Okamura fica na Av. Historiador Rubens de Mendonça - CPA - Zona Leste. Aberto das 6 às 18 horas.
O Parque Estadual Zé Bôlo Flôr fica no Coxipó da Ponte, Zona Sul - Coophema, acesso pela Av. Fernando Correia. Funciona das 6 às 18h.
Você sabia que miscigenação entre a culinária africana, indígena, portuguesa e espanhola está presente na cozinha cuiabana? Os principais pratos contemplam pescados típicos da região com a saborosa mojica de pintado, caldo de piranha, dourado na folha de bananeira, entre outros. Galinha caipira, arroz com carne seca e costela cozida com aipim também fazem parte da culinária local.
A influência indígena é visível no artesanato local, sendo muito presentes a cerâmica e a tecelagem. Peças decorativas ou para uso doméstico, como potes, cestos, pratos e panelas são facilmente encontradas na região.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93