Meios de Hospedagem

Os meios de hospedagem podem variar de simples albergues a luxuosos resorts.
Os meios de hospedagem podem variar de simples albergues a luxuosos resorts.

Turismo e Hotelaria

30/04/2015

Meios de hospedagens são estabelecimentos que possuem licença das autoridades competentes para prestar serviço de hospedagem e que seja administrado comercialmente por empresas do ramo hoteleiro.

Desta forma, este estabelecimento é obrigado a oferecer aos seus hóspedes, condições mínimas para sua permanência, tais como:

- Alojamento para uso do hóspede;

- Portaria/recepção para atendimento e controle permanente de entrada e saída;

- Guarda de bagagens e objetos de uso pessoal dos hóspedes;

- Conservação, manutenção, arrumação e limpeza das áreas, instalações e equipamentos do estabelecimento.

Não há dúvidas que a grande maioria desses estabelecimentos oferece uma estrutura muito mais ampla, compreendendo áreas de lazer, estacionamentos, área para alimentação, entre outros.

Com esta descrição, chega-se a conclusão que os meios de hospedagem podem variar de simples albergues a luxuosos resorts, como podemos ver a seguir:

ALBERGUES:

Os albergues (padrão utilizado no Brasil) ou pousadas da juventude (nomenclatura comum na Europa) são meios de hospedagem de baixo custo em comparação com os meios de hospedagem tradicionais, tais quais pousadas e os hotéis. A maioria das pessoas que frequentam os albergues são geralmente estudantes ou viajantes que querem um meio de hospedagem barato e apenas para passar as noites em um lugar confortável.

Existem diversos albergues ao redor do mundo e muitos fazem parceria internacional para poder oferecer descontos, principalmente aos estudantes universitários, que desejam conhecer outros países fazendo uma viagem econômica na maioria das vezes.

Os membros da Federação Internacional de Albergues podem obter descontos ao pernoitar em albergues associados a esta instituição. Os visitantes que levarem os seus próprios lençóis podem, muitas vezes, pagar um preço ainda mais baixo.


ACAMPAMENTOS:

Acampamento (do inglês, camping) é um local onde se estabelecem barracas ou tendas, geralmente com proximidade à natureza onde toda a infraestrutura é levada pelos campistas. Tal prática é conhecida por campismo.

É um local especialmente urbanizado, que contém uma infraestrutura destinada ao estabelecimento de tendas, ou ao estacionamento de caravanas e autocaravanas que permitam um alojamento temporário, de natureza turística, normalmente em tempo de férias com a finalidade de permanência por um determinado tempo. Modernamente os parques de campismo são também locais de implantação de bangalô, ou outro tipo de vivendas de maior conforto, e dispõem de equipamentos variáveis de acordo com a sua classificação, podendo incluir piscinas, campos de jogos, restaurantes, minimercado, entre outros.

Nos Estados Unidos e em outros países, o acampamento funciona como uma colônia de férias, com infraestrutura já presente, como dormitórios e refeitórios.

Existem também os acampamentos de trailers.

No Brasil mesmo, existe um grande número de acampamentos para jovens e crianças. Localizados em fazendas com infraestrutura necessária para abrigar a todos confortavelmente. A grande maioria é monitorada por equipes experientes que organizam, acompanham e também participam de jogos durante os dias em que as crianças ficam hospedadas. Normalmente com a duração de uma semana, ficam apenas sob os cuidados da monitoria e supervisores, sem a presença dos pais. Nestes lugares, as crianças podem aprender muitas coisas novas que não aprenderiam sob os cuidados e costumes cotidianos, além de aprender a conviver com pessoas diferentes e muitas situações diferentes.

Atualmente existem muitos campings espalhados pelo Brasil que oferecem ótima infraestrutura para os campistas, onde a estes, basta levar sua barraca e acessórios de uso pessoal e coletivo do grupo de campismo.


POUSADAS:

No Brasil, associa-se uma pousada a um estabelecimento comercial, semelhante a um hotel, mas, em geral, modesto em tamanho e administrado de maneira familiar. Em Portugal, a expressão pousada refere-se a uma rede de estabelecimentos hoteleiros de alta qualidade, chamada "pousadas de Portugal", muitos deles situados em monumentos nacionais.


FLATS:

Flats ou flat são empreendimentos imobiliários em forma de condomínio em que os apartamentos ou unidades habitacionais são utilizados para fins de locação por períodos variados, como num hotel.

Os flats começaram a surgir no Brasil no início da década de 80 em São Paulo. Eram construídos para utilização mista, isto é, poderiam ser ocupados tanto por moradores, que se utilizavam dos serviços de hotelaria ali desenvolvidos, quanto destinados ao aluguel temporário, como em um hotel.

Como a legislação brasileira não permite aos condomínios a prática de atividade comercial, os proprietários de unidades habitacionais que quisessem explorar a atividade de locação hoteleira juntavam-se em uma nova empresa, em geral uma Sociedade em Conta de Participação, para a exploração comercial, rateando os resultados da operação entre si.

A partir da década de 90, grandes empresas construtoras identificaram no lançamento de prédios com características de flat um grande potencial de vendas. Diversos empreendimentos foram lançados nas principais cidades do Brasil, sempre com grande sucesso na venda das unidades habitacionais.

A maioria desses lançamentos já incluía a contratação de empresas de administração hoteleira que, com suas marcas famosas e capacidade de gestão, sinalizavam maior possibilidade de sucesso na operação comercial que seria desenvolvida no prédio.


HOTEL:

O hotel (palavra francesa que designava os palácios urbanos) é um estabelecimento comercial especializado em proporcionar acomodações para viajantes: a hospedagem. Esse meio de hospedagem, geralmente, é classificado de uma a cinco estrelas, de acordo com o conforto, luxo e serviços oferecidos. A maioria dos hotéis também disponibiliza serviços de alimentação, eventos e outros para propiciar maior satisfação e permanência aos seus hóspedes.


HOTÉIS FAZENDA:

Os hotéis fazenda podem ser situados em propriedades rurais, adaptados de antigas estruturas originais de sedes de fazendas, nas quais foram conservados aspectos históricos de ciclos econômicos e de culturas agrícolas. Nesses casos, o turista desfruta de instalações modernizadas, do cenário típico da época e de atividades programadas para um hotel, com todos os equipamentos e serviços. Voltado também à prática de atividades recreativas campestres e contato com a natureza.

Também podem ser totalmente novos, construídos mais para descanso e lazer, com infraestrutura instalada para a prática de vários esportes (piscina, quadra de tênis, campo de futebol, etc.), arborismo, cavalariças e outros elementos típicos da vida no campo.


ESTALAGEM:


Estalagens são os estabelecimentos hoteleiros instalados em um ou mais edifícios, que, pelas suas características arquitetônicas, estilo do mobiliário e serviço prestado, estejam integrados na arquitetura regional e disponham de zona verde ou logradouro natural envolvente.

As estalagens classificam-se, atendendo à sua localização, as características do respectivo edifício e zona envolvente, bem como a qualidade das suas instalações, do seu equipamento e mobiliário e dos serviços que ofereçam, nas categorias de 5 e 4 estrelas.


RESORTS:

Um resort, estação turística ou hotel de lazer, é um lugar usado para relaxamento ou recreação, situado fora do centro urbano com áreas não edificadas de terreno, voltados especialmente para atividades de lazer, e entretenimento do hóspede. Como resultado, as pessoas procuram um resort para passar feriados ou férias.

Geralmente, um resort é um grande empreendimento com diversas atividades, como bebida, comida, alojamento, esportes, entretenimento, e compras.

Ás vezes, o termo resort é usado erroneamente para se referir a hotel, que não tem todos os requisitos de um resort. De qualquer modo, um hotel possui as principais características de um resort.

Assim como em um hotel, nos resorts os hóspedes têm livre permanência por todos os seus ambientes, porém, diferentemente daqueles, pois, na maioria das vezes, não há necessidade de adquirir pacotes adicionais. O preço da estadia engloba tudo o que o "resort" oferece. Trata-se de um misto da comodidade de um clube com o prazer de um hotel.

O resort, além da enorme variedade de serviços, é um local onde o hóspede pode usufruir no sistema all-inclusive, que é caracterizado pelo fato dos serviços estarem todos incluídos na diária paga pelo hóspede.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93