A recepção é responsável por informar o relatório da camareira.
Turismo e Hotelaria
12/05/2015
A recepção é responsável por informar o relatório de ocupação das UHs para as camareiras logo pela manhã. Ao final da limpeza e arrumação, a camareira atualiza o relatório e entrega para a governanta, que direciona as informações atualizadas para a recepção. As orientações relativas à limpeza devem ser adaptadas a cada estabelecimento.
Existem siglas comuns utilizadas no relatório de ocupação.
• OCD = Leito ocupado.
• BAG = Ocupado sem bagagem.
• DOR = Dormindo.
• NDOR = Ocupado, não dormindo.
• VAGO ou LIVRE = Sem hóspede.
• IMPED ou MAN = Em manutenção ou obras.
• BLOQ = Bloqueado para manutenção ou obras.
Agora que conhecemos as siglas utilizadas em relatórios, aprenderemos alguns procedimentos e ações que devem ser seguidos e respeitados no serviço de governança.
Procedimentos para entrar na UH
• Verificar se o hóspede está ausente ou solicitar licença para entrar. Quando o hóspede se encontrar no local, é recomendado proceder à limpeza com a porta aberta para segurança dos dois: hóspede e camareira.
• Ligar todas as luzes da UH para verificar se existem lâmpadas queimadas, solicitando a troca quando necessário.
• Testar os equipamentos elétricos: TV, ar-condicionado, controle remoto, chuveiro, para verificar a necessidade de possíveis consertos.
• Se houver necessidade de manutenção em algum equipamento ou reparos, preencher o relatório para registro da ocorrência e providenciar a manutenção.
• Desligar as luzes e equipamentos após verificar o funcionamento correto.
O início da limpeza
• Abrir todas as janelas para ventilar o ambiente (cuidado nos dias de chuva para não deixar água entrar no local).
• Recolher as roupas dos hóspedes que estiverem sobre as camas e poltronas e colocá-las nos armários.
• Organizar os jornais, revistas, papéis em geral. Não jogar nada no lixo.
• Se houver louças no ambiente, direcione-as ao setor de alimentos e bebidas. Nunca lavar louças nas pias do banheiro das UHs que não têm cozinha, para que não ocorram contaminações.
• Se houver cinzeiros, jogar os cigarros e charutos no lixo e lavá-los na pia do banheiro.
• Recolher as toalhas de banho e rosto para lavar. Alguns hotéis recomendam aos hóspedes deixá-las no chão para identificar a necessidade de trocas ou dentro da pia do banheiro.
• Colocar as roupas para lavar em sacos próprios e colocá-las no carrinho de serviço para encaminhá-las à lavanderia.
• Retirar as roupas de cama e colocá-las no saco específico do carrinho de serviço. Se houver peças manchadas, colocá-las para lavagem em sacos separados.
• Verificar se existem irregularidades no colchão e comunicar à manutenção para troca.
O frigobar
• Verificar a temperatura e se a lâmpada interna está funcionando corretamente; se houver necessidade de reparos, ele deve ser substituído por outro.
• Esvaziá-lo para realizar a limpeza. Usar um pano úmido e não utilizar produtos de limpeza com cheiro.
• Guardar os produtos novamente.
• Verificar a necessidade de reposição de produtos e completar de acordo com a lista.
• Atualizar o formulário de controle de consumo e mandar uma via para a recepção, que anotará nas despesas do hóspede.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
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