A recepção deve manter a comunicação direta com as camareiras.
Turismo e Hotelaria
14/05/2015
Todo o serviço de hospedagem está dividido em departamentos, independente do número de UHs (Unidades Habitacionais). São quatro os departamentos considerados essenciais ou básicos no setor de hospedagem:
• Administração.
• Comercial.
• Alimentos e bebidas - A & B.
• Hospedagem.
A qualidade dos serviços que são prestados aos hóspedes é o cartão de visitas do hotel. É necessário conquistar o hóspede e impressioná-lo para que ele retorne e seja o principal agente de marketing do serviço que desfrutou.
O setor de Hospedagem é responsável por:
• Recepção;
• Portaria;
• Telefonia;
• Governança;
• Lazer.
Recepção
É o local onde se recebem os hóspedes, obtêm-se informações, solicitam-se os serviços que necessita, recebe e entrega as chaves do apartamento ou quarto que ocupa. O serviço prestado nesse setor tem relação direta com a satisfação do cliente.
Contato
Camareiras com recepção
As camareiras têm contato direto com a recepção: informam o consumo do frigobar, supervisionam os pertences do aposento, conferem os problemas que ocorrem nos apartamentos, organizando e limpando-os.
Recepção com camareiras
A recepção tem comunicação direta com as camareiras, informando-as, desde a chegada do hóspede até sua saída, sobre as necessidades especiais, como cama extra, berço, entre outras.
Portaria: A recepção e a portaria dividem a mesma área de trabalho. Fazem parte da equipe de portaria o mensageiro, os porteiros e os manobristas.
São funções do porteiro:
• O envio de comunicações internas e externas.
• O controle de chaves ou cartões de acesso aos apartamentos.
• A entrega de correspondência e jornais.
• O controle de entrada e saída dos hóspedes e visitantes.
Telefonia: É a área responsável pela comunicação interna com os hóspedes, registro das ligações externas e despesas dos hóspedes com o telefone do hotel.
Lazer: Os hotéis e hospedarias em geral oferecem áreas de leitura, TV e vídeo, computadores, jogos, ginástica, sauna e piscina. São áreas que necessitam de cuidados permanentes. Os profissionais de serviços gerais e as camareiras são responsáveis por sua arrumação e limpeza.
Governança
É a área responsável pela qualidade dos serviços prestados ao hóspede no hotel. Cabe a ela:
• A organização e limpeza dos apartamentos e quartos.
• Selecionar as roupas enviadas à lavanderia.
• A manutenção dos estoques dos produtos utilizados nos seus serviços.
• A cooperação total com os outros setores do hotel.
As tarefas de responsabilidade do setor de governança podem ser executadas pela governanta, supervisora de andares, camareira e pelo faxineiro.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
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