A importância dos transportes para a atividade turística

Antes da década de 1950 o turismo era um tipo de indústria fragmentado.
Antes da década de 1950 o turismo era um tipo de indústria fragmentado.

Turismo e Hotelaria

27/05/2015

Na segunda metade do século XVIII as viagens marítimas também se desenvolveram bastante. Com o advento dos barcos a vapor, a navegação passou a ser mais segura e rápida com maior capacidade de carga e de passageiros.


A partir de 1945, o ano em que se iniciou o maior crescimento da indústria do turismo, podemos observar algumas mudanças. Antes da década de 1950 o turismo era um tipo de indústria fragmentado; cada setor do turismo trabalhava o seu segmento.


Exemplo: O hotel atendia apenas com a venda da UH (Unidade Habitacional), a atividade das empresas aéreas e ferroviárias consistia na venda de assentos.


As agências de viagens, obviamente, vendiam viagens e pacotes, mas em ambos os casos tendiam a operar isoladamente.


Obviamente o fator de maior relevância que propiciou o acelerado crescimento desse ramo turístico não é outra coisa senão a Era do Jato, uma vez que a introdução dos jatos em 1950 fez aumentar a capacidade de passageiros até alcançar suas dimensões atuais e, consequentemente, relacionando-se estreitamente com as linhas aéreas e os hotéis.


Esse fato permite advertir-nos de que o que se considerava setores individualizados e separados atualmente são partes integrantes da chamada Atividade Turísticas.


Sem dúvida, os jatos contribuíram para o rápido crescimento da Atividade Hoteleira, particularmente os chamados jumbos a jato, cuja capacidade é de mais de 400 passageiros, fator que obviamente surtiu efeitos no funcionamento dos hotéis e afins.


O incremento do transporte em massa na década de 1950 trouxe como consequência à construção de centros de férias com seus respectivos hotéis. Esses centros oferecem aos turistas, belos panoramas, a combinação de sol e mar e instalações atraentes totalmente criadas pela mão do homem como a Disneylândia na Califórnia e, posteriormente, Disneyworld em Orlando, Flórida.


A estrutura da oferta de serviços mudou, mudando também a natureza das férias. O período entre guerras mundiais, muitas das viagens internacionais eram privilégios dos grupos de elite e dos afortunados da sociedade. A partir de 1950 vários fatores influíram para mudança do modo de se praticar o turismo. As pessoas sentiram mais necessidade de se divertirem e terem mais tempo para se dedicarem ao lazer e o mercado tornou-se diferente do encontrado até então, em termos de grupos socioeconômicos.


Uma das principais mudanças ocorridas na demanda foi a maior disponibilidade de lazer para um grupo mais amplo na sociedade. O aumento real das rendas, as férias remuneradas e a tendência crescente por viagens ao exterior ou uma combinação desses elementos, foram fatores importantes que estimularam a demanda do turismo internacional.


Esse desenvolvimento voltado para as viagens mais longas não poderia ter acontecido sem o aumento da especialização da atividade turística.

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