Aprende-se na família, na escola, no trabalho, em ambientes do cotidiano que zelam pela cidadania. Ética na hotelaria é a ciência da conduta que garante a civilidade, o tratamento polido e atencioso.
Ser ético
É ser eficiente, competitivo e apresentar harmonia profissional.
Por meio do conhecimento, de capacitações, de posturas, atingem-se os princípios éticos e aprofundam-se as relações pessoais.
Quando os limites éticos e morais são rompidos, há uma diminuição na qualidade dos serviços, comprometem-se as relações pessoais e a quebra dos princípios de confiança, provoca prejuízos e falta de competitividade.
A ética destaca a satisfação do cliente por meio da:
• Presteza e competência no fornecimento dos serviços.
• Educação e cordialidade.
• Confiabilidade através do cumprimento dos serviços.
• Credibilidade e honestidade.
• Objetividade.
• Segurança.
• Facilidade de comunicação.
• Solução de problemas não previstos.
• Imagem do funcionário e da empresa.
A comunicação eficiente destaca-se por:
• Comunicar-se com clientes, subordinados e chefia.
• Linguagem clara e objetiva.
• Boa entonação da voz.
• Não utilizar gírias no ambiente de trabalho.
• Cuidado com linguagem não verbal: gestos, caretas,
• Ironia.
• Saber ouvir!
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por Colunista Portal - Educação
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