Preparação do Paciente Animal Para Anestesia

Procedimentos devem ser adotados de acordo com o paciente
Procedimentos devem ser adotados de acordo com o paciente

Veterinária

18/01/2013

A - Restrição de alimentos: os alimentos devem ser retirados algumas horas antes do procedimento anestésico e cirúrgico, de acordo com a espécie. Em animais neonatos, esse período deve ser menor.


B - Corrigir ou compensar desordens: como a desidratação ou hipovolemia, anemia, perda de sangue, alterações hidroeletrolíticas e ácido básica, alterações na função cardíaca e/ou respiratória, etc. 


C - Preparação programada acordo com o tipo de paciente e de procedimento cirúrgico
Animais jovens e velhos são mais sensíveis à anestesia devido a maior dificuldade de metabolização dos fármacos anestésicos. 


D - outras considerações: necessidade de líquidos durante a anestesia, medicamentos especiais como antiarrítmicos, duração da cirurgia e necessidades do cirurgião. 


-Programa para o procedimento anestésico 


Formulação de um protocolo anestésico relacionado com o tempo de duração da cirurgia, tipo de cirurgia, administração de analgésicos, manutenção da via aérea, cateterização de uma veia, preparação de fármacos e equipe de emergência.

Procedimentos antes da anestesia

Jejum:

Cães e gatos - 12 horas de jejum alimentar e 06 horas de jejum hídrico;

O jejum é importante para que não ocorra refluxo do conteúdo estomacal e aspiração do mesmo no sistema respiratório, uma vez que o animal sob efeito sedativo e anestésico perde a capacidade de controlar fechamento e abertura de válvulas e esfíncteres.

Em cirurgias gastrintestinais deve-se reduzir ainda mais o material digestivo, fazendo-se um jejum alimentar de 24 horas e jejum hídrico de 12 horas.

Em cirurgias de cólon, pode-se fazer 02 a 03 enemas durante as 12 horas que antecedem o ato cirúrgico.

-Monitorização do paciente durante a anestesia:

A fisiologia e a homeostasia do paciente mostram-se alteradas por fármacos utilizados durante a anestesia e pelo processo fisiopatológico da enfermidade por isso se faz necessário que durante o período de anestesia que o paciente seja monitorado.

Monitorizar as funções dos sistemas corporais sensíveis às alterações;

Monitorizar mais de um sistema corporal e mais de um parâmetro por sistema corporal;

Utilizar técnicas que sejam específicas, exatas e complementares;

Comparação das técnicas não-invasivas (indiretas) com as invasivas (diretas).

Considerações fisiológicas

Sistema nervoso central (SNC) – observar a atividade reflexa para monitorizar o grau de depressão do SNC.

Sistema respiratório - freqüência respiratória, padrão respiratório, volume corrente, oximetria, etc.

Sistema cardiovascular - freqüência cardíaca, perfusão capilar, pressão arterial.

Sistema músculo-esquelético - qualidade dos reflexos, tonicidade etc.

Termorregulação

-Parâmetros monitorizados habitualmente e causas para respostas anormais

Frequência cardíaca

Taquicardia - dor, hipotensão, hipoxemia, isquemia, reações anafilactóides, anemia, efeitos farmacológicos (tiobarbitúricos, ketamina, .), febre.

Bradicardia- hipertensão, hipotermia, efeitos farmacológicos (xilazina, narcóticos)
Freqüência respiratória.

Taquipnéia - dor, hipoxemia , hipertermia, efeitos farmacológicos (doxapram)

Apnéia - hipotermia, paralisia músculo - esquelética, hiperventilação, efeitos farmacológicas (propofol, tiobarbitúricos, ketamina)

Pressão arterial : Hipotensão – hipovolemia, efeitos farmacológicos (tiobarbitúricos, anestesia inalatória) , sepsls, choque; Hipertensão - dor, febre, efeitos farmacológicos (ketamina) .

Reflexos corneais: Hiperativos, dor, hipotensão, efeitos farmacológicos (ketamina)

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93