Retirada do globo ocular causada por desconforto mesmo com tratamento
Veterinária
18/01/2013
Envolve a remoção cirúrgica do globo ocular como um todo, incluindo o seu revestimento fibroso interno.
Indicações
A. Microftalmia congênita complicada: associado a ceratites, ceratoconjuntivites e entrópio;
B. Processos infecciosos crônicos: ceratoconjuntivites crônicas que não respondem mais aos tratamentos clínicos;
C. Neoplasias intra-oculares;
D. Traumas graves;
E. Desconforto ocular que não seja solucionado por outra terapia clínica ou cirúrgica.
As margens das pálpebras são aproximadas por meio de uma sutura isolada ou contínua. As incisões são realizadas paralelamente às margens das pálpebras e a distância deve ser suficiente para evitar as glândulas de meibomian (4 a 6 mm).
Essas incisões são estendidas medial e lateralmente, até a intersecção palpebral, deste modo circundando a fissura palpebral fechada.
Continua-se a dissecação aprofundando essa incisão até o encontro da subconjuntiva. A tração para frente das pálpebras facilita essa dissecação.
Continua-se a dissecação posterior e externamente, até o encontro com a esclera, procede-se a dissecação posteriormente para promover a separação da esclera dos tecidos subjacentes. Após a secção dos músculos extra-oculares, o globo fica ligado apenas pelo nervo óptico, pelas bainhas nervosas e fáscias, que contém os vasos do globo ocular.
Uma pinça hemostática curva é colocada sobre o feixe do nervo óptico e o globo é liberado e removido com tesoura. É feita uma ligadura mais profundamente à pinça hemostática (categute 3.0 ou 2.0 para pequenos animais e nº 1 para os grandes animais).
As bordas das pálpebras são suturadas com pontos isolados simples wolff ou Donatti (nylon 0,20 ou 0,30 para pequenos animais, e 0,50 a 0,70 para grandes animais), podendo ou não deixar dreno no canto medial do olho.
Pós-operatório
Limpeza e curativo local;
Antibióticoterapia e Antiinflamatório;
Retirada dos pontos aos 10 dias de pós-operatório;
Deiscência da sutura – tratar a ferida aberta, deixando cicatrizar por segunda intenção.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93