Viagens longas podem utilizar anestesias para cães
Veterinária
18/01/2013
Ao se optar por uma técnica anestésica, é necessário que se avalie inicialmente qual o tipo da intervenção ou manipulação e sua duração, bem como o tipo de temperamento (dócil, indócil, nervoso) ou estado (gravidez, obesidade, cardíaco ou chocado).
Normalmente, ao se optar até por uma tranquilização, devem-se evitar aplicações medicamentosas desnecessárias, ou insuficientes para mera manipulação.
Medicação pré-anestésica e tranquilizações
Estas tranquilizações, na espécie canina, se fazem necessárias com frequência em várias situações, tais como viagens longas, exames clínicos e radiológicos, manipulações ortopédicas, coadjuvante da anestesia local e indução anestésica.
A Viagem longa
Quando se exige uma quietude duradoura em animais não acostumados a viagens, ou nos quais as mesmas provocam vômito, existem algumas sugestões:
Clorpromazina, 1 mg/kg IM, 30 a 40 minutos antes;
levomepromazina, 1 mg/ kg IM, 30 a 40 minutos antes;
acepromazina, 0,1 mg/kg IM, 30 a 40 minutos antes.
Os mesmos produtos, caso se requeira uma tranqüilização mais potente, podem ser associados ao midazolam, na dose de 0,2 mg/kg IM, na mesma seringa.
A clorpromazina é a mais indicada, pois é a fenotiazina cuja ação antiemética é tida como a mais eficiente sobre as demais.
Por outro lado, aconselha-se não exceder a dose indicada de midazolam, a fim de se evitar o efeito paradoxal (contraturas e ganidos).
Para tanto, coloca-se na mesma seringa que contém a fenotiazina apenas uma quantidade mínima do midazolam, suficiente para "contaminar" o outro fármaco.
O diazepam não pode ser colocado na mesma seringa, apesar de ser uma benzodiazepina, pois precipitará imediatamente, tomando a solução leitosa.
Caso se use a associação de fenotiazina e benzodiazepina, o período hábil de tranqüilização se estenderá por mais de 8 horas, devido à ação do midazolam. Exames clínicos, radiológicos e manipulações ortopédicas.
Geralmente, a aplicação das fenotiazinas anteriormente citadas nas mesmas doses.
Quando se requer um efeito imediato desses fármacos, pode-se recorrer à via intravenosa e o efeito máximo será obtido a partir de 15 minutos, exceção feita para a associação com o midazolam, que é imediata e recomendada para explorações radiológicas, nas quais o miorrelaxamento muitas vezes é requerido por ser indispensável.
Coadjuvante da anestesia local
Técnica é análoga àquela empregada para viagens longas.
Considerando-se que não existe sinergismo digno de nota entre os anestésicos locais e a MPA, esta última poderá ser feita empregando-se desde a simples tranquilização até a mais potente.
Entretanto, o grande cuidado a ser tomado é nos casos em que o animal está chocado (brigas ou quedas com dilacerações), quando a MPA deverá ser suprimida ou reduzida em até 75%.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93