Homeopatia é válida como ciência?

Homeopatia é uma ciência aplicada
Homeopatia é uma ciência aplicada

Veterinária

21/01/2013

A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. O conhecimento científico depende muito da lógica. Ciência podem ser ainda o resultado de pesquisas e tentativas metódicas, leis e fatos que formam o elemento de continuidade sendo aperfeiçoado e ampliado ao longo da história do homem. Ou ainda vista como resultado da experimentação e da demonstração, somente aceitando-se o que pode ser comprovado.

A Homeopatia pode ser considerada em todos estes aspectos uma ciência pura, em relação ao raciocínio lógico de Samuel Hahnemann buscando uma alternativa à terapêutica vigente em sua época. Ao mesmo tempo é uma ciência aplicada, quando iniciou suas experimentações para dar vigor à sua teoria (empirismo). Trata-se de uma ciência ao mesmo tempo natural, pois estuda os três reinos, mineral vegetal e animal, na busca dos medicamentos, e também social, pois aborda comportamentos e a relação e influência do mundo exterior sobre o indivíduo, seja humano ou animal.

Hahnemann observou que a medicina atuante de sua época era meramente repetidora, reprodutora de procedimentos que haviam dado resultados em determinados casos, mas sem uma metodologia comprobatória. Muitas vezes os tratamentos eram meras falácias.

De acordo com o Dr. Marcus Zulian Teixeira, médico Homeopata de São Paulo, em seu livro “Semelhante cura Semelhante” (1999), relata que muito do trabalho de Hahnemann baseou-se em Paracelso. Este, em relação a vis medicatrix naturae ou força vital hahnemaniana, considerava-a de extrema importância na manutenção da saúde, e que desse modo, o médico deveria ter grande cuidado para a preservação da integridade física, facilitando o máximo possível a resposta da vis medicatrix naturae; Ele lançou mão  da Doutrina das Assinaturas, que foi uma espécie de esboço da teoria dos semelhantes de Hahnemann.

A Doutrina das assinaturas, defendida por Paracelso, determinava que uma planta exercia uma ação medicamentosa relacionada com sua forma ou coloração. Por exemplo, Sanguinária para hemorragias, pela cor vermelha das folhas. A Euphrasia era boa para os olhos, pois sua flor lembra a íris do olho; o açafrão e a casca de bérberis eram utilizados para icterícia, pelo sumo amarelado, assim como o mesmo para ruibarbo, quelidônea e aloés. Líquen pulmonaris para afecções do pulmão.. Lithospermun (forma de pedra) para cálculos vesicais, entre outros tantos exemplos. Embora totalmente empírico, seu uso, após a experimentação, a partir de Hahnemann, coincidiu em alguns pontos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93