A importância do Odontologista Veterinário e o conhecimento de conceitos básicos

A Odontologia Veterinária e o cuidado da saúde bucal dos animais
A Odontologia Veterinária e o cuidado da saúde bucal dos animais

Veterinária

29/01/2013

A Odontologia Veterinária por muito ficou esquecida mais hoje em dia é um tópico de grande importância dentro da Medicina Veterinária, pois hoje em dia dedica-se estudos e se desenvolve técnicas para que se possa tratar cada um dos nossos animais, não somente os domésticos.

O exame físico-odontológico é de grande importância para o odontologista, pois nessa avaliação (anamnese completa e o exame físico geral) é que iremos poder averiguar tudo o que esta ocorrendo com o animal a ser diagnosticado, neste momento em que devemos prestar muita atenção em tudo o que vamos ver na cavidade oral do animal, e analisar todos os hábitos que o animal tem (Mordiscar/roer objetos duros, roer ossos ou brinquedinhos, biscoitinhos, etc.) Como é feita a higienização bucal, se ele esta com halitose, se tem prurido, sialorreia, ptialismo se existe quadro de hemorragia em fim todos os dados que nos ajudará a fechar o diagnóstico final, o local deve ser bem estruturado e com boa luminosidade, pois isso fará grande diferença para diagnosticar certas lesões, principalmente aquelas localizadas mais caudais da cavidade oral.

Fará também diferença para o resultado final do tratamento do animal a qualidade de conhecimento do médico veterinário que ali estará executando o trabalho pois será de fundamental importância conhecer as estruturas oral, saber diferenciar uma periodontite de um tumor, saber avaliar a diferença de placa de cálculo supragengival, saber verificar um dente cariado, um dente com descoloração, saber o que cada um dessas situações nos indica. Temos que conhecer plenamente as estruturas que ali trabalharemos, como o dente, o periodonto, gengiva, a língua, o palato.

Não podemos deixar de usar os exames subsidiários que estão disponíveis para nosso uso como a radiografia intraoral, extraoral e biópsia e os exames bioquímicos disponíveis como hemograma, bioquímica sérica, sorologia para os felinos, função renal e cardíaca, cultura, citologia e outros. Pois isso irá dar as confirmações de todo nosso diagnóstico em clínica. Também temos que saber disseminar se a lesão oral tem carácter primário ou sistêmico.

O conhecimento de anatomia dentística é de fundamental importância, pois ela sim vai nos ajudar a entender todos os itens que compõem a cavidade oral, saber diferenciar os tipos de dentes que formam a arcada dentária (incisivos, caninos, pré-molares e molares) saber como eles estão ordenados dentro da cavidade oral, saber utilizar os sistemas de notação dental.

E o principal de tudo é saber corretamente o que fazer em cada uma das situações que iremos encontrar. Por exemplo, dente fraturado saber quando é possível um tratamento endodôntico e quando a extração é necessária. Saber identificar quando um dente foi reparado por dentina terciaria ele ira apresentar um aspecto marrom-dourado e principalmente diferenciar uma halitose de uma dermatite da dobra labial. Em fim ter conhecimento pleno das estruturas e o que cada uma delas podem nos apresentar de problemas.
Pois os maiores números de pacientes que teremos serão com doenças periodontais, causada pela má higienização da cavidade bucal, e fraturas de dentes em brigas e por roer objetos duros e maciços e também fraturas mandibulares providas de brigas e atropelamentos.

Hoje com a especialização do medico veterinário na odontologia veterinária temos maior credibilidade em falar em procedimentos cirúrgicos faciais e tratamentos odontológicos. Encontramos hoje um amplo mercado de materiais e instrumentais voltados para essa área o que nos ajuda muito a desenvolver nesse mercado, pois hoje não necessitamos mais ter que ficar utilizando materiais de humanos e improvisando tratamentos temos tudo o que necessitamos para melhor fazer os tratamentos nos animais.

A exodontia hoje só utilizamos quando realmente o animal não pode mais ficar com o dente na cavidade bucal, pois ele assim como para humanos só fazemos a extração em ultima escolha, com o avanço das técnicas tentamos restaurar, esculpir novamente os dentes que só estão desgastados, fazemos limpezas e também endodontia no dente.
A periodontia será o que mais usaremos na clinica diária, pois os grandes problemas estão envolvidos com as doenças periodontais, pois existe ainda uma negligencia muita grande por parte dos proprietários na escovação dos dentes dos animais de estimação. Além da falta de conhecimento e verificação da boca do animal, por muitas vezes encontraremos muitos animais com a dentição decídua e a permanente, fazendo assim que os dentes fiquem muitos próximos e causando doenças periodonticas.

Toda a doença periodontal, inicia-se com uma deposição de tártaro (cálculo dental) e logo aparecerá uma gengivite que irá progredir para uma periodontite. Assim a doença já terá atingido o periodonto de sustentação. A placa bacteriana ali depositada é responsável pela Halitose, pois ela libera gases sulfurosos que são responsáveis pelo mau cheiro exalado. Isso acarretará a exodontia dos dentes quando muito se demorar para o inicio do tratamento dentário.

A ortodontia estuda as relações espaciais dos dentes, ou seja vendo como ele esta espacialmente distribuído na boca do animal. Devemos sempre observar o que nesses estudos: Se a mordida é confortável para o animal, se essa mordida é funcional. Nossa maior função é averiguar quais tipos de prejuízo está sendo ocasionado com a estrutura dentária presente na boca do animal. Então após examinar essa boca teremos que enquadra-la numa das classificações hoje existentes das maloclusões dentárias, para ai então decidirmos qual será o melhor tratamento a ser prescrito para cada animal.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Cíntia Maria Rocha Silva

por Cíntia Maria Rocha Silva

Cíntia Maria , empresaria do ramo da saúde animal, proprietária da Clínica veterinária Zoodent-Univet na cidade de Itamonte-MG, onde se busca a excelência dos diagnósticos Utilizando das tecnologias hj emprega no mercado da medicina veterinária. Estando em andamento as obras do HVSJT para o ano de 2017 ser inaugurado com td de mais avançado na medicina veterinária.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93