Inseminação artificial em bovinos - Coleta de sêmen

Procedimentos de coleta e processamento do sêmem
Procedimentos de coleta e processamento do sêmem

Veterinária

14/02/2013

Antes de ser descrito os procedimentos de coleta e processamento do sêmen, deve-se comentar que, com o avanço do uso da inseminação artificial na bovinocultura, hoje em dia é fácil comprar palhetas de sêmen de touros com aptidão para determinadas características em centrais de coleta de sêmen. Com isso, a etapa de coleta e processamento de sêmen pode ser facilmente pulada com a compra de sêmen de um bom reprodutor.

A coleta de sêmen pode ser realizada utilizando vagina artificial ou eletroejaculador. Seja qual for o método de coleta, inicialmente o prepúcio deve ser higienizado externamente com água e sabão neutro e internamente com solução fisiológica.

A vagina artificial pode ser facilmente adquirida comercialmente e seu uso é bem simples, como já relatado para equinos. Deve ser utilizado uma fêmea-manequim ou um manequim fixo para que o touro monte, e no momento da monta o pênis deve ser desviado e introduzido na vagina.

No momento da ejaculação, o animal dará um pequeno salto e, após isso, irá descer do manequim. A vagina artificial deverá ser retirada no momento da descida do touro.

O sêmen também pode ser coletado utilizando o eletroejaculador. Os passos da sua realização são os seguintes:

- O animal deve ser contido em troncos de contenção para evitar qualquer acidente;

- Após a higienização do prepúcio, a probe deverá ser introduzida no reto do animal, com os eletrodos na posição ventral;

- O cabo da probe deve ser fixo, com as mãos, junto com a cauda do animal;

- Os choques devem ser administrados de maneira pulsátil, e os primeiros gotejamentos devem ser desprezados.

- Quando o ejaculado começar a se tornar mais opaco, este deve ser coletado até que o animal pare de ejacular. As coletas devem ser feitas no tubo coletor graduado preso a um funil e um extensor, para que a pessoa que esteja coletando fique a uma distância segura.




Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93