Antes de proceder a coleta em si, deve-se fazer a anamnese do cão levantando todo o histórico reprodutivo e de saúde tanto do macho quanto da fêmea. Deve também ser procedido um cuidadoso exame clínico geral e andrológico, o qual deve incluir a inspeção e palpação dos órgãos reprodutivos, obser¬vando a integridade do pênis e principalmente o tamanho e a consistência testicular, visto que cães com espermatogênese anormal frequentemente têm testículos de consistência inferior à normal.
O próximo passo é a coleta do sêmen. O sêmen é facilmente colhido de cães, em especial daqueles com experiência prévia de acasalamento. O animal deve ser colocado em um local calmo e sem estímulos visuais e/ou auditivos estressantes (pessoas passando, barulhos constantes, etc.). Para cães inexperientes ou tímidos pode-se utilizar a presença de uma cadela no cio para melhorar a qualidade do ejaculado.
Outro artifício é o uso de hastes de algodão (cotonetes) impregnadas de secreções vaginais de cadelas em estro, que podem ser passadas na região perianal de uma cadela no momento da coleta de sêmen, estimulando assim, o macho. Estas secreções vaginais podem ser mantidas congeladas na própria haste de algodão logo após a sua coleta, e descongelada no momento de seu uso.
Diversos métodos já foram descritos para a coleta de sêmen em cães, como a massagem digital, o uso de vagina artificial, vibrador elétrico e a eletroejaculação. Destes métodos, a massagem digital é o método mais empregado, onde se obtém amostras de excelente qualidade mesmo em animais não acostumados com a prática.
Para a realização da massagem digital, é necessária a presença de duas pessoas, sendo uma a do veterinário que efetuará a coleta e a outra de uma pessoa acostumada com o animal para mantê-lo em estação durante a coleta (o proprietário ou um auxiliar).
As etapas da massagem digital são:
- Utilizando luvas de procedimento, o veterinário, acessando o animal pelo flanco, deve massagear o prepúcio do cão na altura do bulbo peniano até que o animal atinja a ereção parcial;
- Com o início da ereção, o pênis deve ser exposto, incluindo o bulbo peniano. Nesta etapa, é muito importante que o bulbo peniano seja exposto, pois, caso não aconteça, o pênis não atingirá a ereção total e o animal retrairá;
- Com o bulbo exposto, o veterinário, utilizando a mão enluvada, deve comprimir o bulbo com moderada pressão e de maneira pulsátil;
- Durante a massagem, normalmente o animal levanta o membro posterior para efetuar o giro do pênis. Caso isso ocorra, o veterinário deve auxiliar o animal passando o membro posterior do animal por cima de seu braço para completar o giro. Após o giro, o veterinário se localizará atrás do animal;
- O ejaculado deve ser coletado fracionadamente com o auxílio de um funil de vidro ou plástico que desemboca em tubos graduados, evitando o contato direto entre o pênis e o material de coleta.
- Após a coleta, deve-se aguardar a regressão da ereção, e posteriormente, ajudar no recobrimento do pênis com o prepúcio. Este cuidado deve ser tomado para evitar que o animal lesione o pênis acidentalmente.
Para evitar o desgaste do animal e manter a qualidade do sêmen, existem algumas opções de rotinas de coletas:
- Uma coleta a cada 48 horas;
- Uma coleta ao dia durante 3 dias e um repouso de 2 dias; ou,
- Duas coletas ao dia e repouso de 2 dias.
A opção de qual frequência de coleta a ser adotada deve levar em consideração o manejo proposto para as inseminações.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93