Vacinas em farmacologia veterinária

Vacinação animal
Vacinação animal

Veterinária

19/03/2013

As vacinas são muito importantes para contribuir com a saúde do animal e das pessoas. A avaliação do animal deve ser feita para definir qual o melhor esquema de vacinação a ser usado. Idade, estado de saúde, condições de alojamento entre outros itens devem ser observado.


Para gatos


Existem 3 vacinas: a tríplice, quádrupla e quíntupla felinas que protegem contra panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose (tríplice), também contra clamidiose (quádrupla). Existem outras vacinas que incluem a proteção contra leucemia felina (quíntupla). Há também a vacina contra a raiva. Depois de 1 ano da última aplicação, os animais devem repetir anualmente a vacina espécie-específica adotada e o reforço contra raiva. Essas vacinas devem ser repetidas anualmente.

Para cães

Vacina V8, V10, V11 imunisa Parvovirose; Cinomose; Coronavirose; Parainfluenza; Hepatite; Adenovirose; Leptospirose. A V8 ou óctupla protege contra dois tipos de cepas, a Leptospira canicola e Leptospira icterohaemorrhagiae, já a V10 ou décupla, protege contra quatro tipos de cepas, além da L. canicola e L. icterohaemorrhagiae, ela também protege contra a Leptospira grippotyphosa e Leptospira pomona. A V11 protege contra mais uma cepa da leptospira, a L. copenhageni.

Outras doenças importantes de serem evitadas são: a tosse dos canis (gripe canina) e a giardíase. Vale ouvir a orientação do seu veterinário. Aos 3 meses, o animal deverá receber um reforço da V8 ou V10 e a 1a dose da vacina contra raiva. A 2ª dose de tosse canis, quando for opção, deve ser feita nessa idade. Aos 4 meses, deverá receber outro reforço da V8 ou V10 e reforço da contra raiva. Depois de 1 ano da última vacinação, os animais devem repetir anualmente a V8 ou V10 e contra raiva e o reforço anual contra a tosse dos canis.

As vacinas devem ser conservadas à temperatura de refrigeração entre 2ºC e 8ºC e não pode ser congelada. Para transporte deve-se manter o produto em caixas isolantes térmicas (caixas de isopor) contendo gelo reciclável, mantendo a temperatura indicada. Nesses casos deverá ser feito o monitorado periódico de temperatura, uma vez que a adição de gelo poderá fazer com que o produto fique abaixo de 2 ºC ou durante o descongelamento acima de 8 ºC e, consequentemente, comprometer a qualidade da vacina.

Para a aplicação é de estrema importância observar a higiene na manipulação (utilização de seringas e agulhas estéreis e descartáveis). Verificar o prazo de validade do produto. Devem ser vacinados apenas os animais em bom estado de saúde, porque os doentes, mal nutridos e fracos não respondem satisfatoriamente à imunização.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93