Vias de administração dos fármacos: parenteral

Efeitos dos medicamentos sejam obtidos mais rapidamente
Efeitos dos medicamentos sejam obtidos mais rapidamente

Veterinária

19/03/2013

As vias de administração parenteral mais comuns são as intravenosa (IV), intramuscular (IM) e a subcutânea (SC).

A via intravenosa permite que os efeitos dos medicamentos sejam obtidos mais rapidamente. Além disso, é possível administrar um grande volume de determinada medicação, lentamente e de algumas substancias que são irritantes, devidamente diluídas. É muito usada na rotina veterinária, mas tem algumas desvantagens como o risco de contaminação, de embolias e não pode ser usada substancia oleosa ou insolúvel. Em bovinos a veia jugular é a mais utilizada, já cães e gatos a veia femoral e radiam são as mais comuns.

Outra maneira de administração parenteral frequentemente utilizada é a intramuscular. A absorção é relativamente rápida e aceita a administração de substancia aquosa ou oleosa, mas em doses moderadas. O animal sente dor e algumas vezes apresenta irritação no local da aplicação. Em pequenos animais o local mais comum para aplicação é o músculo da cocha e em grandes animais, além do músculo da coxa é comum usar a tabua do pescoço para essa aplicação.

A via subcutânea é a de absorção mais lenta dessas citadas. Algumas vacinas usadas na rotina veterinária são administradas apenas por essa via. O animal pode sentir dor e é necessário ter cuidado com a administração de substancias irritante.

Outra via parenteral menos utilizada é a intradermal que é usada para diagnóstico. A via intraperitoneal é usada para administração de grandes quantidades de solução. A absorção é rápida e é usada para diálise peritoneal. A via epidural é usada para administração de anestésicos e a intra articular quando o efeito anti-inflamatório necessário é localizado.

Não podemos esquecer, é claro, da via tópica. O uso de pomadas, pour on é muito frequente nos animais. Grande parte dos produtos tópicos é usada quando o que se quer é um efeito localizado, mas algumas substancias, com gorduras ou solventes de gorduras em sua formulação, conseguem ser absorvida. Isso é comumente utilizado em medicamentos para controle de ectoparasitas.

O “Pour on” é utilizado para controle de ectoparasitas em pequenos e grandes animais. Costuma ser aplicado no dorso do animal e muitas vezes têm em sua fórmula a presença de piretróides dissolvidos em um veiculo oleoso que se difunde pela camada gordurosa agindo por toda epiderme. É uma via tópica que pode atingir resultados sistêmicos, dependendo de sua fórmula.

A via inalatória é menos usada na medicina veterinária, sendo mais comum em anestesia inalatória.

A via intramamaria é frequentemente utilizada em tratamento da glândula mamaria e muito comum na medicina de grandes animais. A cânula da seringa de medicamento é colocada na ponta do teto e posteriormente massagear fazendo movimentos de baixo para cima.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93