Vias de administração dos fármacos: digestiva

Muitos deles são absorvidos pelo intestino delgado
Muitos deles são absorvidos pelo intestino delgado

Veterinária

19/03/2013

Os medicamentos usados nessa via podem estar apresentados como comprimidos, cápsulas, pó, liquido entre outros e têm que ter a capacidade de atravessar as barreiras celulares.

Muitos deles são absorvidos pelo intestino delgado, que tem grande vascularização. Em ruminantes, por exemplo, muitas vezes a administração oral não é a mais indicada, devido ao seu grande volume e capacidade de diluir o medicamento, alterando a capacidade de absorção. Além disso, as bactérias existentes podem inativar alguns medicamentos.

A administração pode ser via retal, na qual o medicamento não passa pela biotransformação do fígado e cai direto na circulação. Essa via tem como desvantagem a irritação da mucosa anal, absorção irregular, sendo pouco utilizada na medicina veterinária.

Alguns medicamentos podem ser administrados diretamente no rumem, com uso de sondas. É o caso de algumas vitaminas e anti-helmínticos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93