Glândulas Paratireoides

As glândulas paratireoides são, geralmente, em número de quatro
As glândulas paratireoides são, geralmente, em número de quatro

Veterinária

25/03/2013

As glândulas paratireoides são, geralmente, em número de quatro, embora os suínos possuam só um par. Elas se distinguem da glândula tireoide, histologicamente, porque possuem dois tipos celulares: células principais (secretoras) e células oxifilas.

As células principais secretam paratormônio (PTH), que mobiliza o cálcio das reservas (principalmente do osso) para os fluídos extracelulares, quando há baixa na concentração de cálcio na circulação. As células oxifílicas são maiores, mais basófilas e têm função desconhecida, podendo, dependendo do estímulo, ativar-se e modificar-se em principais, ou morrerem (serem destruídas).

Hipoparatireoidismo

Tem sido reconhecido em cães, particularmente de raças pequenas. O hipoparatireoidismo idiopático em cães adultos é usualmente associado à paratireoidite linfocitária, caracterizado por extensa degeneração das células principais e fibrose. Ao corte sente-se resistência. A glândula se apresenta pálida e endurecida.

Mais raramente pode ocorrer por neoplasias e hipercalcemia prolongada.
• Hiperparatireoidismo;
• Pode ser primário ou secundário;
• Primário.

As principais causas são adenomas e carcinomas que causam aumento da secreção de PTH, que resulta em aceleração da reabsorção óssea osteolítica e osteoclástica e substituição do tecido ósseo por tecido conjuntivo imaturo. Mais encontrado em animais velhos, particularmente cães. Macroscopicamente, os adenomas apresentam coloração marrom-clara a avermelhada, são encapsulados e bem demarcados da glândula tireoide adjacente.

Microscopicamente se observam aglomerados de células principais redondas e poliédricas, com citoplasma eosinofílico, englobados por finos septos de tecido conjuntivo. Para complementação diagnóstica, buscam-se lesões extraglandulares como Osteodistrofia Fibrosa, em que o osso cortical fica adelgaçado, poroso (trabeculado), podendo mostrar fraturas.

Secundário

Secundário a desequilíbrios nutricionais: são causados por desequilíbrios nutricionais e ocorrem comumente em cães e gatos. A má-nutrição gera hipocalcemia, levando ao estímulo do PTH e à hipertrofia das células principais, hiperplasia, citoplasma eosinofílico e levemente vacuolado. Secundário à insuficiência renal crônica: o comprometimento da filtração glomerular gera eliminação de cálcio (hipocalcemia) e retenção de fósforo hiperfosfatemia; que conduz à estimulação da glândula e do PTH.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93