Os capilares sanguíneos em cães e gatos

Alguns capilares têm funções especializadas
Alguns capilares têm funções especializadas

Veterinária

28/03/2013

Ao nível celular, as arteríolas ramificam-se em vasos ainda menores, chamados capilares. Eles são assim chamados porque têm a espessura de um fio de cabelo. Estes vasos não contêm músculo liso em sua parede, portanto não são capazes de se constringir ou dilatar, como fazem as artérias e arteríolas.

Eles são tão pequenos em diâmetro que apenas uma hemácia de cada vez é capaz de passar por ele. De fato, as hemácias precisam literalmente se deformar para conseguir passar pelos capilares, em muitos casos.

A parede dos capilares tem a espessura de uma célula por uma única razão: é ao nível dos capilares que o oxigênio flui da hemoglobina contida no interior das hemácias para as células teciduais.

Ao mesmo tempo, a hemoglobina coleta CO2 que está deixando a célula, como podemos observar no esquema abaixo. Esta hemácia cuja hemoglobina está agora saturada com CO2 ao invés de oxigênio, a qual leva o nome de carboxi-hemoglobina, volta aos pulmões para liberar tal molécula de CO2 e se ligar a uma nova carga de oxigênio para entregar a alguma outra célula no corpo.

Após cerca de 90 dias, a hemácia desgasta-se e é metabolizada pelo sistema fagocítico-mononuclear presente no fígado, sendo a hemoglobina reutilizada na produção de novas hemácias.

Os capilares possuem muitas outras funções além da troca gasosa entre oxigênio e CO2. A parte líquida do sangue que circula nos capilares é chamada plasma. Este líquido flui na corrente circulatória junto com as hemácias e outras células sanguíneas e contém nutrientes, como lipídeos, proteínas, carboidratos e eletrólitos necessários para o bom funcionamento celular. Também contém hormônios, fatores de coagulação e drogas que eventualmente possam ser administradas ao animal. O plasma também flui através dos capilares, chegando às células.

Alguns capilares têm funções especializadas. Quando eles circundam os intestinos, possuem função na absorção de nutrientes como gorduras, proteínas e carboidratos, de dentro do lúmen intestinal diretamente para a corrente sanguínea.

Quando os capilares circundam os rins, auxiliam na excreção de subprodutos orgânicos e na regulação do equilíbrio hidroeletrolítico. Quando circundam o fígado, auxiliam no metabolismo dos nutrientes e na distribuição de hormônios no organismo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93