Reversão do diabetes mellitus em cães

Várias écnicas tem sido criadas para combater a diabetes
Várias écnicas tem sido criadas para combater a diabetes

Veterinária

28/03/2013

Várias técnicas têm sido estudadas na tentativa de reverter ou curar o diabetes mellitus. Tanto transplante integral do órgão, quanto das ilhotas ou terapias celulares, apesar de bem-sucedidas em alguns casos em humanos, não demonstraram resultados favoráveis até o presente momento em animais. Altos índices de rejeição estão relacionados a estas falhas.

Visando minimizar tal rejeição, caracterizada pela proliferação fibroblástica das ilhotas, um experimento foi conduzido utilizando-se 10 cães naturalmente diabéticos tipo I, nos quais foram injetadas intraperitonealmente ilhotas pancreáticas. Em 7 cães estas ilhotas eram imunoprotegidas (encapsuladas). As ilhotas foram encapsuladas em uma membrana semipermeável que permite a passagem de pequenas moléculas, como glicose e insulina, mas não de células e anticorpos, impedindo a reação com o sistema imune, enquanto que em 3 cães foram injetadas ilhotas livres de proteção. Houve necessidade de repetição do processo 3 vezes nos animais testes, a cada 100 dias, para que o estado de independência à insulina se mantivesse, enquanto que nos controles em 7 dias após injeção as ilhotas perdiam sua atividade. O experimento demonstrou uma reversão do diabetes, a qual se prolongou por mais de 1 ano, sem necessidade de imunossupressão, como em transplantes tradicionais.

Apesar de o tempo de sobrevivência ser maior do que outras técnicas, ainda não justifica o procedimento. As falhas da mencionada técnica são devidas a:

• Grande barreira de difusão que impossibilita a chegada de nutrientes às ilhotas;

• Formação de grandes poros na cápsula pelos quais citocinas penetram, aumentando a chegada de células do sistema imune;

• Quebra da cápsula, o que leva antígenos do doador a comprometer a barreira imune;

• Engrossamento da barreira de difusão com produção de uma cápsula fibrosada, com menos nutrição, seguindo-se a morte das ilhotas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93