A amlodipina é comumente utilizada no controle da hipertensão
Veterinária
28/03/2013
Hipertensão felina
A amlodipina, uma di-hidropiridina antagonista de cálcio de longa ação, é a droga anti-hipertensiva de eleição atualmente na clínica de felinos. Betabloqueadores, como atenolol ou propranolol podem ser úteis como terapia adjunta, especialmente em felinos acometidos por hipertireoidismo, mas tais bloqueadores são menos efetivos quando administrados isoladamente para o manejo da hipertensão. Inibidores da ECA - enzima conversora de angiotensina, como enalapril ou benazepril apresentam comprovada variabilidade na sua eficácia no controle da hipertensão em gatos, porém podem ter outros efeitos benéficos nestes pacientes, como antagonismo à aldosterona, por exemplo. Outros agentes de uso oral, como a hidralazina, podem ser úteis em algumas situações, apesar de não terem sidos submetidos a extensos estudos clínicos.
Hipertensão canina
Inibidores da ECA são bastante úteis como terapia da hipertensão relacionada à perda urinária de proteínas em cães, diminuindo tanto a pressão sangüínea quanto a perda proteica urinária. Os efeitos anti-hipertensivos destas drogas em cães com hipertensão secundária a outras patologias parecem ser variáveis, mas os inibidores da ECA são geralmente bem tolerados, podendo ser usados como primeira tentativa terapêutica em hipertensos não emergenciais. Se a resposta da mencionada droga usada isoladamente for inadequada, outras drogas podem ser adicionadas ou substituídas.
A amlodipina é comumente utilizada no controle da hipertensão, porém doses mais altas do que o recomendado para a espécie felina podem ser necessárias para a obtenção de efeitos clínicos. Uma vez que efeitos adversos podem se manifestar em altas doses da droga, recomenda-se cuidado ao aumentar a dose para o controle da pressão em cães. Quando as doses recomendadas de amlodipina não forem suficientes para o controle da pressão sanguínea, indica-se a adição de um inibidor da ECA ou betabloqueador.
Esses são os medicamentos mais utilizados para o tratamento da hipertensão nas espécies canina (C) e felina (F), com suas respectivas dosagens:
• Acepromazina = C/F: 0.03-0.1 mg/kg IV - Iniciar com baixa dosagem e aumentar até obtenção do efeito. Cuidado extremo em pacientes geriátricos e Boxers. Monitorar frequência cardíaca e pressão sanguínea.
• Atenolol = C: 0.25-1 mg/kg VO/12h e F: 3 mg/kg VO/12h (ou 6.25-12.5 mg/gato VO /12h). Mais eficaz em conjunto com outro agente anti-hipertensivo. Particularmente útil em casos de hipertireoidismo e feocromocitoma. Bradicardia em altas doses.
• Propranolol = C: 0.2-1 mg/kg VO/8h e F: 0.4-1.2 mg/kg VO/ 8hr. Aumentar dose até o efeito, especialmente em associação com outros agentes anti-hipertensivos. Particularmente útil em casos de hipertireoidismo e feocromocitoma. Bradicardia em altas doses.
• Nitroprussiato = C/F: 1-5 µg/kg/min IV como infusão contínua. Usar somente com monitoração da pressão constante. Aumentar dose até efeito. Monitorar hipotensão. Proteger da luz.
• Hidralazina = C: 0.5 mg/kg VO (dose inicial), 0.5-2.0 mg/kg VO /12h e F: 2.5 mg/gato VO /12-24h. Aumentar dose até efeito. Monitorar hipotensão.
• Amlodipina = C: 0.5-1 mg/kg VO /24hr e F: 0.625-1.25 mg/gato /24h. Risco de efeitos colaterais aumenta com doses mais altas que o recomendado.
• Enalapril = C: 0.5 mg/kg VO /12-24h e F: 0.25-0.5 mg/kg VO /12-24h. Monitorar função renal.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93