Neoplasias gastrintestinais em cães e gatos

A incidência de tumores gastrintestinais em cães é baixa
A incidência de tumores gastrintestinais em cães é baixa

Veterinária

24/04/2013

A incidência de tumores gastrintestinais em cães é baixa. O adenocarcinoma é a neoplasia maligna mais comum em cães, seguida pelo leiomiossarcoma e o leiomioma. O linfoma é a neoplasia mais comum em gatos, seguida por adenocarcinoma e mastocitoma.

As principais características ultrassonográficas de processos neoplásicos, em estômago e intestino, estão relacionadas com o espessamento da parede em diferentes graus, focal ou difuso, muitas vezes irregular, e com perda da integridade das camadas da arquitetura da parede.

O exame ultrassonográfico permite avaliar os demais órgãos da cavidade abdominal, na procura de metástases e na identificação de linfoadenomegalia e seleciona o método de biópsia mais adequado para o paciente em questão (ecodirigida, endoscópica ou cirúrgica).

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93