28/07/2013
Nas últimas três décadas houve uma substituição das áreas de pastagens nativas por áreas de pastagens plantadas (mais de 300%), principalmente por cultivares dos gêneros Brachiaria e Panicum (cerca de 80% do total). Entretanto as pastagens plantadas necessitam de manejo correto para que se obtenha uma boa produtividade. É de vital importância que se entenda que a pastagem não é um sistema isolado, ela está inserida no sistema: solo - clima - pastagem - animal. Com um solo deficiente a produção de forragem será deficiente e consequentemente a produtividade animal será baixa.
A primeira etapa para que se obtenha sucesso no sistema como um todo é corrigir as deficiências dos solos, para que isso seja feito é de vital importância que se realize uma análise de solo. Através dela será possível corrigir todos os elementos que estão em déficit de maneira ideal sem que haja desperdício de insumos e de capital.
Com o solo já corrigido e sabendo-se as características climáticas da região e com que tipo de animal iremos trabalhar na propriedade é hora de fazer a escolha da forrageira.
Realizado o plantio deve-se conduzir a forrageira até o ponto ideal de consumo o que varia muito com os índices pluviométricos no período e com o tipo de solo, entretanto pode-se prever que o primeiro pastejo seja realizado de 90 a 120 dias após o plantio. É aconselhável utilizar categorias mais leves, como desmama, por exemplo, no primeiro pastejo.
Mantendo esse sistema sempre em equilíbrio, ou seja, realizando as adubações de manutenção durante o ano e ajustando as taxas de lotações dos piquetes, o produtor rural conseguirá manter uma boa oferta de matéria verde de qualidade para os seu animais garantindo assim um bom desenvolvimento dos mesmos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Estadual do Oeste Paulista, cursando pós graduação em Gestão Ambiental. Ovinocultor; possui experiência na área de formação e manejo de pastagens, atuado na área e participado dos maiores eventos agropecuários do setor como expositor. Apresentações técnicas de plantio e manejo de pastagens em várias cidades da Nicarágua - América Central; e Brasil.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93