Controle de qualidade da carne

Brasil é livre de aftosa, doença que compromete a qualidade da carne do boi
Brasil é livre de aftosa, doença que compromete a qualidade da carne do boi

Veterinária

11/09/2013

O Brasil é o maior produtor de proteína animal no mundo e sua produção tem mostrado que seu mercado interno é o mais proeminente.

De acordo com estatísticas do Ministério da Fazenda, em 2010 a produção brasileira de carnes (bovina, suína e aves) foi calculada em 24,5 milhões de toneladas, conferindo 75% da produção consumida no país.

Em 2013 o consumo per capita de carnes aumentou em comparação com o ano anterior, alcançando 37,4%kg de carne bovina; 43,9kg de carne de aves e 14,1kg de carne suína, mostrando claramente o excelente desempenho da economia nacional.

O aumento da produção de carnes está ligado com a nova legislação, que prevê uma fiscalização mais rigorosa com relação à qualidade dos produtos, auxiliando a erradicação de doenças. Em 2008, por exemplo, aproximadamente 59% do território nacional foi considerado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), livres de febre aftosa.

Agora, na hora de comprar, o que podemos fazer para saber se a carne que consumimos tem qualidade? E se sua procedência segue as normas da vigilância sanitária? Para que os produtos de origem animal cheguem até os supermercados é preciso um rígido procedimento de controle de qualidade do produto.


O que identifica se a carne passou por um processo de qualidade satisfatório?

Ela precisa ter um selo de inspeção, com o número do registro do Ministério da Agricultura. Esse selo significa que os animais foram abatidos, se encontravam saudáveis e foi realizado de forma higiênica. Isto é uma garantia de que o produto passou pelo controle de qualidade.

Todo produto que não se encontra dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, não pode ser comercializado, se em algum momento um produto esteja sem o selo de garantia do Ministério da Agricultura, o mesmo não deve ser consumido, por não ter passado pelos critérios básicos de controle de qualidade.


Alguns cuidados que o consumidor precisa tomar:

É sempre importante visualizar a data de fabricação do produto, mas também é importante observar a temperatura que a carne se encontra. Mas é importante que o consumidor observe o aspecto do produto.


Dicas na hora de comprar:

- Verifique a temperatura em que a carne está armazenada no local de venda. Porque a carne é um produto que deve estar constantemente refrigerado ou congelado;

- Averiguar se a embalagem não apresenta gotículas de água (suor), porque isso é um indício de que a carne perdeu a sua temperatura;

- Verificar o balcão do estabelecimento, se encontra com excesso de carnes, bloqueando e impedindo uma boa refrigeração dos produtos.
- Observar a higiene do ambiente onde está sendo vendida a carne.

- Ir em um lugar de confiança, onde é verificado um bom corte da carne, assim como o aspecto sempre está bem aparente, é o local ideal para estar realizando as compras.

De acordo com o Ministério da Agricultura, até 2020, a perspectiva é de que a produção nacional de carnes ultrapassará 44,5% do mercado mundial. Esta perspectiva revela que a carne de frango terá 48,1% das exportações mundiais e a participação da carne suína será de 14,2%.

As expectativas revelam que o Brasil pode manter a posição de primeiro exportador mundial de carnes bovina e de frango. Compete ao Ministério da Agricultura, por intervenção da Secretaria de Defesa Agropecuária, controlar e regulamentar as mercadorias de origem animal que serão exportadas, atestando suas garantias e qualidades.


Fonte:
Ministério da Agricultura. http://www.agricultura.gov.br/

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93