Pseudociese (Gravidez Psicológica, Falsa Gestação) em Cadelas

Pode acometer fêmeas de todas as espécies
Pode acometer fêmeas de todas as espécies

Veterinária

06/12/2013

Trata-se de um fenômeno psicológico que consiste em cadelas não prenhes mimetizando o comportamento de fêmeas durante os estágios da gestação e lactação. Pode acometer fêmeas de todas as espécies e não apresenta predisposição entre faixa etária, porte físico ou raça, no entanto suspeita-se que pode haver relação com estímulos ambientais e/ou nutricionais. 

Podemos classificar como Pseudociese Fisiológica, quando não há manifestação de sinais clínicos, sendo detectada apenas com exames laboratoriais específicos; e Pseudociese Clínica que consiste na forma manifesta do distúrbio, ou seja, nota-se sinais como comportamentos pré, peri e pós-parto, adoção de objetos inanimados ou de filhotes de outras fêmeas, com excessivo carinho, atenção, proteção e defesa, lambedura do abdômen, agressividade, distensão mamária, produção e secreção láctea, ganho de peso e/ou anorexia; em casos mais graves podem ainda apresentar: êmese, distensão e contrações abdominais, diarréia, poliúria, polidipsia e polifagia.

Pode ser tratada através de alopatia convencional (por exemplo uso de Contralac® - Virbac®); em casos de poucos sinais deve-se empregar um rotina com exercícios físicos e a retirada dos estímulos externos (como a estimulação da glândula mamária), ainda tem-se visto na rotina clínica um bom desempenho dos medicamentos homeopáticos (por exemplo o uso de Pulsatilla) no tratamento de gravidez pscicológica. 

Por se tratar de um acontecimento não natural e anormal, deve ser diagnosticado e tratado, pois pode acarretar em problemas para saúde do animal, como o desenvolvimento de tumores nas mamas (observado quando a pseudociese é altamente recorrente), mastites, dermatite mamária,  dores devido as contrações do útero e o comprometimento da qualidade de vida e do bem estar do cão. Porém há controvérsia sobre isto, pois muitos autores defendem o não tratamento justamente por se tratar de uma alteração considerada fisiológica.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Maria Juliana Ribeiro dos Santos

por Maria Juliana Ribeiro dos Santos

Estudante do Curso de Medicina Veterinária.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93