Sistema respiratório de pequenos animais

fonte: http://www.pinterest.com/pin/414612709415799809/
fonte: http://www.pinterest.com/pin/414612709415799809/

Veterinária

25/03/2014

O aparelho respiratório aparece claramente nas radiografias convencionais devido ao contraste natural da interface aérea presente em relação aos tecidos vizinhos.
A traqueia possui porção cervical e porção torácica e está sujeita a desvios ventrais, dorsais e laterais.

Colapso de traqueia

Caracteriza-se por estreitamento dorsoventral. O colapso cervical é visibilizado no momento inspiratório e o torácico no momento expiratório. Ambos os momentos respiratórios devem ser radiografados.


Além do colapso de traqueia, há a estenose — caracterizada, radiograficamente, por diminuição segmentar do diâmetro traqueal, que não se altera em relação aos momentos inspiratório e expiratório.


Em casos de ruptura traqueal observa-se conteúdo radioluscente (gás) no tecido subcutâneo.


A avaliação de campos pulmonares, brônquios e vasos definem os padrões pulmonares, que são:

- Padrão pulmonar bronquial: aumento de radiopacidade de brônquios que, quando vistos em corte transversal, são chamados, por semelhança da imagem, de “rosquinhas” e, em corte longitudinal, têm aspecto de “linha de trem”.
Este padrão é comum em casos de bronquite, bronquiectasia, animais mais velhos e hiperadrenocorticismo.

- Padrão pulmonar intersticial:
subdivide-se em estruturado ou nodular e não estruturado ou reticular.

- Padrão pulmonar intersticial estruturado ou nodular: presença de nódulos radiopacos, de diversos tamanhos.


É encontrado em pneumonia micótica, granulomas e neoplasias (primárias e, mais comumente, metástases).


Padrão pulmonar vascular: os vasos tornam-se mais evidentes, lineares e radiopacos. Na projeção laterolateral, as artérias estão dorsais e as veias ventrais. Já em radiografias ventrodorsais ou dorsoventrais, as artérias estão laterais e as veias mediais.


Padrão pulmonar intersticial não estruturado ou reticular: aumento difuso de radiopacidade, comum em edema e dirofilariose.


Enfisema pulmonar

Ocorre aumento generalizado na radiotransparência e, desta forma, tem-se melhor contraste na visibilização das estruturas torácicas.


Efusão pleural


Caracteriza-se por aumento de radiopacidade torácica, com desaparecimento da silhueta cardíaca e fissuras interlobares evidentes.

Efusão pleural ocorre por hidrotórax, piotórax, quilotórax, hemotórax, neoplasia e pleurites.


Pneumotórax


Ocorre aumento de radiotransparência, visibilização das bordas pulmonares, pulmão com aspecto de “folha seca” devido ao seu colabamento e consequente evidência dos vasos sanguíneos, conferindo então este aspecto. A silhueta cardíaca afasta-se do esterno.





Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93