Cinomose

A vacinação é fundamental para o controle da cinomose
A vacinação é fundamental para o controle da cinomose

Veterinária

22/06/2014

• Etiologia: a cinomose é uma doença altamente contagiosa e multissistêmica, ou seja, pode atingir diferentes órgãos, cuja gravidade depende do órgão afetado. O agente causador da doença é um vírus, vírus CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC), da família Paramyxoviridae, o qual sobrevive por muito tempo em ambiente seco e frio, e menos de um mês em local quente e úmido. É um vírus muito sensível ao calor, luz solar e desinfetantes comuns e, tem alta taxa de mortalidade (cerca de 70%), não importando raça, idade ou sexo.


• Transmissão: se dá através do contato direto com animais infectados principalmente através do contato com secreções do nariz, olhas e boca. Vale relembrar que muitos animais podem apresentar a condição assintomática, ou seja, possuir a doença, mas não manifestar sinais clínicos, contudo, disseminam a doença através de suas secreções.


• Sinais Clínicos: febre, apatia, perda de apetite, falta de coordenação, diarreia, vômito, secreções do nariz, boca e olhos, pneumonia, espasmos musculares, andar em círculos, convulsões, coma e morte.


• Tratamento: não há tratamento específico para a cinomose. O tratamento realizado é chamado de suporte, que consiste em: antibióticoterapia, reposição de fluidos em função da desidratação causada pela diarreia e vômito, além de fornecer temperatura e acomodações confortáveis. Novos tratamentos vêm sendo utilizados como o antiviral Ribavirin associado à Vitamina A, além da imunoterapia, ou seja, administração de imunoglobulinas específicas para o agente. Em caso de caso suspeito e/ou positivo, o animal deverá ser isolado, a fim de evitar a propagação da doença.


• Vacinação: único método eficaz no que diz respeito à cinomose. Normalmente o filhote é vacinado a partir de 6 semanas de vida, recebendo nesta fase inicial de vida 4 doses da vacina (uma dose a cada 21 dias), o que chamamos de primovacinação.


A definição do calendário e se o animal tem condições de receber a vacina é responsabilidade do Médico Veterinário, portanto, procure um profissional para realizar a vacinação do seu animal.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Phelipe Magalhães Duarte

por Phelipe Magalhães Duarte

Médico Veterinário, com formação pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Colaborador em projetos de pesquisa do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) - Fepagro - UFRGS/ Eldorado do Sul-RS. Pós-graduado em Vigilância Sanitária pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) - Curitiba/PR. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4350710H0

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93